Risco de contágio por Covid-19 e desemprego dos pais é o que mais assusta os estudantes

ESTA É A CONCLUSÃO DE UM ESTUDO REALIZADO PELA ASSOCIAÇÃO EMPRESÁRIOS PELA INCLUSÃO SOCIAL

Jéssica Santos


Os estudantes estão a ter aquele que pode já ser considerado um dos anos mais desafiantes de sempre.

As aulas, os recreios e todas as atividades extracurriculares sofreram alterações e os alunos tiveram que se adaptar. Mas entre a telescola e a incerteza de quando regressará a normalidade às escolas, há duas coisas que estão a preocupar os estudantes: o risco de contágio por Covid-19 e o desemprego dos pais.


Um inquérito realizado pela Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) mostra que o desemprego dos pais é o que mais assusta 75% dos estudantes inquiridos.



A pandemia está a ter um forte impacto na economia e na vida de algumas famílias, pelo que “o clima de preocupação da sociedade, da escola e o dos miúdos aumentou” explica Diogo Ferreira, diretor da EPIS, citado pela Renascença.


O mesmo inquérito revela ainda que, ao nível do ensino, os alunos mais velhos são os que estão mais bem preparados para as aulas à distância, o que, para Diogo Ferreira, demonstra que “o encerramento de escolas não é indiferente nos diferentes ciclos de escolaridade”.

No caso de se ter de encerrar escolas, importa perceber que será muito mais fácil fazê-lo com os alunos do 3.º ciclo, pois estão muito mais preparados para isso. No primeiro ciclo, a idade e a forte ligação dos alunos a um só professor, torna mais difícil o ensino à distância.

2020 já terá certamente o seu lugar nos manuais de história do futuro e muitos serão os alunos a estudarem aquilo que os alunos de hoje estão a enfrentar. Desde a telescola, aos desafios no seio familiar.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Compraram a PlayStation 5 e na...Compraram a PlayStation 5 e na embalagem estava arroz, grelhadores e comida de cãoSEM NADA O FAZER PREVER, OS CLIENTES DA AMAZON UK RECEBERAM OBJETOS E PRODUTOS QUE NUNCA ENCOMENDARAM EM VEZ DA TÃO ESPERADA PLAYSTATION 5maisMorreu o homem que nos pôs a d...Morreu o homem que nos pôs a despejar baldes de gelo na cabeça para alertar para uma doençaPATRICK QUINN E PETER FRATES LANÇARAM O DESAFIO DO BALDE DE GELO PARA ANGARIAR FUNDOS PARA A INVESTIGAÇÃO DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICAmaisAumenta o volume da RFM no dia...Aumenta o volume da RFM no dia 25 de novembro! Vai começar o Natal!FALTA EXATAMENTE UM MÊS PARA O NATAL E A RFM VAI PASSAR MÚSICA DE NATAL DURANTE TODO DIA DE HOJE!maisMiguel Oliveira conquista pole...Miguel Oliveira conquista pole position em Portimão!A 14.ª E ÚLTIMA PROVA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE MOTOGP REALIZA-SE AMANHÃ E PORTUGAL TEM OS OLHOS POSTOS EM MIGUEL OLIVEIRAmaisO café popularizou-se no mundo...O café popularizou-se no mundo graças à aprovação de um PapaFICA A SABER A ORIGEM E A POPULARIDADE QUE ESTA BEBIDA GANHOU EM TODO O MUNDOmaisMiguel Oliveira vence Grande P...Miguel Oliveira vence Grande Prémio de Portugal em MotoGPMIGUEL OLIVEIRA ALCANÇOU O SONHO E VENCEU O GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL EM MOTOGP, ESTE DOMINGO, EM PORTIMÃOmaisGoverno proíbe circulação entr...Governo proíbe circulação entre concelhos nos feriados 1 e 8 de dezembroSERÁ PROIBIDO CIRCULAR ENTRE CONCELHOS ENTRE OS DIAS 27 DE NOVEMBRO - 2 DE DEZEMBRO E 4 DE DEZEMBRO - 9 DE DEZEMBROmaisEm Guimarães, empresário vai c...Em Guimarães, empresário vai construir fábrica e empregar 160 pessoasA FÁBRICA DEVERÁ ESTAR CONCLUÍDA E A FUNCIONAR EM 2022maisPorto é eleito o melhor destin...Porto é eleito o melhor destino de História e Cultura pela National GeographicA CIDADE DO PORTO É UM DESTINO INCONTORNÁVEL PARA OS AMANTES DE HISTÓRIA E CULTURA, TAL COMO REFERENCIA A REVISTA NATIONAL GEOGRAPHICmais
Top