Maria Gomes de Oliveira é médica e é uma das fundadoras do grupo “Médicos pela Verdade”, um movimento que coloca em causa muitas medidas de restrição impostas pelo Governo. Para além de o grupo estar já a ser investigado pela Ordem dos Médicos devido às informações que partilha, atualmente, é Maria Gomes de Oliveira que tem dado que falar por ter partilhado conselhos de como enganar os testes de Covid-19.


Através de um grupo na plataforma de comunicação Telegram, a anestesiologista portuguesa partilhou truques para possíveis infetados testarem negativo à Covid-19, desvalorizando, mais uma vez, a gravidade da pandemia e os resultados dos testes.


Ao responder a várias dúvidas desse grupo, incluindo a de uma mãe de um filho de 22 anos, que tem de fazer o teste depois de ter contactado com uma pessoa infetada, Maria Gomes de Oliveira revelou uma forma de eliminar "os restos virais" dos locais onde é feita a recolha das amostras com a zaragatoa, para que, assim, o teste acuse negativo.



De acordo com o “Observador”, que partilha as referidas conversas e truques, Maria de Oliveira revelou que a melhor forma de eliminar os restos virais das zonas onde o teste é feito (fossas nasais e garganta) é mantê-las sempre bem limpas, ingerir “alimentos frescos e variados com muita fruta e legumes”, fazer jejum antes do exame e repousar.


Segundo a anestesiologista, as pessoas devem limpar as fossas nasais “regularmente e depois imediatamente antes de ir fazer a zaragatoa” e, dessa forma, os testes poderão dão negativos.


Este tipo de mensagens, que são acusadas de desinformação, veiculadas por elementos ligados ao grupo “Médicos pela Verdade” foi alvo de várias queixas e está já a ser investigado pela Ordem dos Médicos.


Vários especialistas afirmam que a situação é “grave” e que não percebem a vantagem de testar negativo, quando se pode estar a colocar em risco a família, os amigos, as pessoas com os quais contactou e os profissionais de saúde, durante o processo de testagem.