O disco que John Lennon autografou para o seu assassino

A CÓPIA DE "DOUBLE FANTASY" QUE LENNON AUTOGRAFOU HÁ 40 ANOS PARA MARK DAVID CHAPMAN VAI A LEILÃO

Teresa Lage


Faz, dia 8 de dezembro, 40 anos que John Lennon foi assassinado por um fã, em Nova Iorque, à porta de sua casa.

Mark David Chapman chegou à tarde à rua 72 de Nova Iorque e, por volta das 5 da tarde quando John Lennon saiu com Yoko de sua casa, no Dakota, mesmo em frente do Central Park , a caminho do estúdio, abordou o ex Beatle pedindo que lhe autografasse o álbum “Double Fantasy”- o disco com que Lennon, 3 semanas antes, assinalara o seu regresso à música, aos 40 anos, após 5 anos de ausência dedicados à educação de Sean, o seu filho mais novo.

A pedido de Chapman, John Lennon autografou, a esferográfica azul, a capa e escreveu a data : 1980.

Também à espera de Lennon, outro fã, Paul Goresh, fotografou o momento



5 horas depois, às 22.50h, quando Lennon e a mulher regressaram a casa, Chapman, continuava à porta do ex Beatle… e quando John Lennon saiu da limousine para entrar no prédio, Mark chamou-o e disparou vários tiros atingindo mortalmente o músico.

Você sabe o que fez” perguntou o porteiro do Dakota a Chapman “Sim, matei John Lennon… mas não tenha medo porque não o vou matar a si. Vou ficar aqui à espera da polícia.”

Entretanto a caminho do hospital, John Lennon morria 10 minutos depois... deixando o mundo de luto!

Agora, 40 anos depois da morte de John Lennon, o disco que o ex Beatle autografou para o seu assassino, talvez uma das mais icónicas e arrepiantes peças da história do rock, está a ser leiloado por 2 milhões de dólares.



A cópia de “Double Fantasy” que John Lennon autografou dia 8 de Dezembro para Chapman ficou nessa noite numa das floreiras da entrada do Dakota e foi guardada pelo porteiro, grande fã dos Beatles que a cedeu, como prova do crime, à policia. Um ano depois, o procurador devolveu-lhe o disco com uma carta de agradecimento.

O álbum autografado por Lennon e ainda com as impressões digitais do seu assassino, foi vendido em 1999 por $150,000 in 1999, e novamente em 2010 por $850,000.

Chapman tinha sido fã dos Beatles, mas no final dos anos 70, pouco antes do assassinato tinha começado a ficar obcecado com o estilo de vida e as declarações polémicas de Lennon.

Preso há quase 40 anos, o assassino de John Lennon, hoje com 65 anos, já viu a sua pena ser renovada 11 vezes desde 2000 e continua atrás da grades no estabelecimento prisional de Wende perto de Buffalo, Nova Iorque.




John Lennon deixou-nos há 40 anos, mas a sua lenda e a sua música continuam bem vivas.

Sean, o filho mais novo que tinha, em 1980, 5 anos de idade, remasterizou este ano, para os 80 anos do pai, assinalados no passado dia 9 de Outubro, alguns dos temas mais populares a solo do ex Beatle, no álbum "Gimme Some Truth" e entrevistou para um magnífico podcast da BBC, o seu irmão mais velho Julian, Paul McCartney e o seu padrinho, grande amigo de Lennon, Elton John.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Lisboa é uma das melhores cida...Lisboa é uma das melhores cidades do mundo para viverÉ O QUE DIZEM OS ESTRANGEIROS QUE ESCOLHEM LISBOA COMO A TERCEIRA MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA VIVERmaisO Porto é a cidade portuguesa ...O Porto é a cidade portuguesa onde melhor se fala inglêsNO ESTUDO DA EDUCATION FIRST, O PORTO ATINGIU A CLASSIFICAÇÃO "VERY HIGH PROFICIENCY", PELO 2º ANO CONSECUTIVO, OCUPANDO O 9.º LUGAR DA LISTAmais"Teremos sempre Constantinopla..."Teremos sempre Constantinopla", diz o José CoimbraCRÓNICA SOBRE PESSOAS QUE NÃO TEMOS TEMPO PARA OUVIRmaisPaul McCartney e Taylor Swift ...Paul McCartney e Taylor Swift – o dueto que a pandemia adiou!PAUL MCCARTNEY E TAYLOR SWIFT ENTREVISTARAM-SE UM AO OUTRO PARA A “ROLLING STONE”. VÊ AQUI DO QUE É QUE FALARAMmais“Zé Pedro Rock’n’ Roll” vence ...“Zé Pedro Rock’n’ Roll” vence prémio internacional nos Estados UnidosO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA E A CARREIRA DE ZÉ PEDRO FOI DISTINGUIDA NO FESTIVAL DE CINEMA DOS ESTADOS UNIDOSmaisO momento em que Afonso Piment...O momento em que Afonso Pimentel não gostou de ser famoso.O ator contou tudo à RFMAFONSO PIMENTEL FOI CONVIDADO DO LIVE DO WI-FI DIA 25 DE NOVEMBROmaisCristiano Ronaldo faz homenage...Cristiano Ronaldo faz homenagem a Diego Maradona que morreu hoje aos 60 anosO MUNDO DO FUTEBOL ESTÁ DE LUTO APÓS A CONFIRMAÇÃO DA MORTE DE DIEGO MARADONA, ESTA QUARTA-FEIRAmaisNos 80 anos de John Lennon, Pa...Nos 80 anos de John Lennon, Paul McCartney estreia a primeira música que escreveramBBC RADIO 2 TRANSMITIU PROGRAMA DO FILHO DO EX-BEATLE NO MÊS EM QUE LENNON FARIA 80 ANOSmais"O Mick Jagger, simpatiquíssim..."O Mick Jagger, simpatiquíssimo, disse-me "vocês foram a única "local band" que tocou connosco"RFM ESTEVE COM OS XUTOS NO LANÇAMENTO DA AUTOBIOGRAFIA "À MINHA MANEIRA" VOL.II 2000-2020mais
Top