No que respeita a pesquisas, 95% de 2020 são sobre a pandemia, mas nem só de coronavírus se faz este ano.

Vários acontecimentos marcaram 2020 e ocuparam as pesquisas dos portugueses.

O Google divulgou a lista das palavras, perguntas e temas mais pesquisados em 2020 e a oferta é vasta. Desde mortes, a eleições nos Estados Unidos, até receitas ou questões mais burocráticas como o lay-off, muitos temas se pesquisaram.


Faz parte do ADN do ser humano querer saber mais e 2020 veio testar a curiosidade de qualquer um com os desafios que proporcionou. Por isso, a palavra “porquê” foi a mais pesquisada em todo o mundo no Google.



Em Portugal, o tema que dominou, no geral, as pesquisas foi, sem surpresas, o coronavírus. Depois, veio a escola virtual, as eleições nos Estados Unidos e o ator Pedro Lima, que morreu este ano.


2020 foi também um ano em que muitos portugueses libertaram o chef que há dentro de si e colocaram, literalmente, as mãos na massa.
O tempo em casa foi mais do que suficiente para pôr à prova novas receitas e, com as padarias e pastelarias fechadas, no primeiro confinamento, o que não faltaram foram padeiros e pasteleiros domésticos. Uma das questões mais colocadas no Google foi “como fazer o pão”. E assim se percebe a razão pela qual o fermento e a farinha esgotaram num ápice nos supermercados.

“O que é o lay-off”, “como fazer desinfetante caseiro” ou “o que significa estado de emergência em Portugal” também foram outras perguntas a liderar as pesquisas dos portugueses.

Agora, a esperança de todos nós é que 2021 nos traga novas pesquisas e que estas não estejam, em nada, relacionadas com uma pandemia ou um vírus. O que será que o novo ano nos reserva?