Após a conquista aos mouros, o nobre D. Payo tornou-se o senhor do castelo por indicação do rei D. Sancho I e ganhou a alcunha de “Almeidão”.
O castelo passou para os seus descendentes e Almeida começou a ser usado como nome de família.
O filho de D. Payo Guterres Amado, chamado Pedro Paes de Almeida, terá sido o primeiro português a usar este apelido.
O valente e glorioso cavaleiro D. Payo Guterres Amado era filho de Soeiro Paes Amado e de D. Justa Pais, filha do alcaide-mor Paio Guterres da Silva e ainda neto de D. Moninha Guterres, dama da rainha D. Teresa.
Acrescentam também os entendidos que a conquista foi “gloriosa” como indica o próprio significado da palavra “almeida” e sugere também que o castelo é um local glorioso.
Posto tudo isto, Almeida tem origem toponímica. Quer isto dizer que remete para o nome de um local como é, neste caso, o castelo de Almeida e surge de um nobre e valente cavaleiro.
E há ainda mais uma curiosidade. Os funcionários que limpavam as ruas e recolhiam o lixo da cidade de Lisboa chamavam-se “almeidas” exatamente porque, em tempos idos, eram eles praticamente todos naturais de Almeida.
Se o teu apelido é Almeida descendes muito provavelmente de famílias de Almeida ou mesmo do nobre Pedro Paes de Almeida, filho do destemido D. Payo Guterres Amado, o "Almeidão".
Almeida é o 17º apelido mais comum, em Portugal.