BORA RFM - 08 JANEIRO 2022

Mais um Bora RFM com Inês Andrade. Recordo que podes sempre ouvir mais tarde em podcast, no site ou na app da RFM. São 4 horas de Grandes Músicas que recomendamos para qualquer momento da tua vida.

  • Copia o seguinte endereço:


  • Haverá melhor forma de iniciar o ano do que com um salário extra? A empresa AMF Safety Shoes, de Guimarães, quis cumprir uma tradição, iniciada há 10 anos, e entrou em 2022 a valorizar os seus mais de 100 trabalhadores.


    Todos os anos, é assim que a AMF Safety Shoes inicia o ano. Albano Fernandes, fundador da empresa, diz, em comunicado, citado pelo Jornal de Notícias, que esta é uma forma de “distinguir a dedicação de todos os colaboradores de uma das maiores empresas europeias de produção de calçado de segurança".




    A AMF Safety Shoes começou, em 1999, com apenas 20 funcionários e, hoje, é uma das maiores produtoras europeias de calçado de segurança, através da sua marca ToWorkFor, e tem mais de 100 trabalhadores.


    E a empresa não esquece o contributo de cada funcionário para o seu sucesso. O crescimento da empresa deve-se ao trabalho de equipa e, por isso, todos receberam um ânimo extra para que a entrada no ano novo seja feita com o pé direito. A verdade é que já o fazem há 10 anos.


    (vídeo: Facebook AMF Safety Shoes)



    Espanha está a ter cada vez mais em conta a proteção dos animais de estimação para evitar abandonos e maus-tratos. Esta quinta-feira, 17 de fevereiro, entrou em vigor uma lei que prevê que os animais de estimação são elementos da família a que pertencem.

    E, isso, contempla uma série de mudanças, que podes ler na íntegra no jornal "El Mundo", que podem fazer a diferença na vida dos animais. Juridicamente, os animais de estimação são considerados membros da família, em Espanha.


    Eis algumas das coisas que entraram em vigor:


    • Quem quiser um animal de estimação terá de o adotar, mas antes terá de ter um curso de preparação;


    • Em caso de divórcio, os animais de estimação serão tratados como crianças e será um juíz a decidir quem ficará com a guarda do animal;

    • A venda de animais também será proibida - a menos que sejam peixes;


    • Em caso de desaparecimento do animal de estimação, o aviso deverá ser feito às autoridades num prazo de 48 horas. O incumprimento desta regra implica uma multa que pode ir até 100 mil euros;


    • Será também proibido deixar os animais de estimação sozinhos durante mais de três dias, e no caso dos cães o limite é de 24 horas;


    • É ainda proibida a permanência de qualquer animal em terraços, varandas, veículos e caves.




    • Haverá também um ponto físico para os animais abandonados, para que não sejam mortos. Só poderão morrer em caso de eutanásia e aprovada por veterinários;


    • Passa a ser obrigatório o registo dos animais de estimação - para evitar abandonos, assim como a sua esterilização, pelo menos os que têm acesso ao exterior. Se uma casa tiver mais do que um animal da mesma espécie e de sexos diferentes, um dos mesmos deverá também ser esterilizado;

    • Os animais de estimação também vão poder entrar nos estabelecimentos públicos e privados, como alojamentos, restaurantes, bares e praias.

    Espanha quer, com esta lei, harmonizar a relação entre os animais e as pessoas e promete melhorar a vida de muitos animais que acabam nas ruas.


    Ao longo de uma carreira com mais de 70 anos, o ator Sidney Poitier habituou-se a ser um dos primeiros em várias áreas da sua vida. Foi o primeiro ator afro-americano a ganhar um prémio no Festival de Cinema de Veneza, em 1957, a ser nomeado para a categoria de melhor ator nos Óscares, em 1958, e, mais tarde, a receber um Óscar de melhor ator, pela sua participação no filme "Os Lírios do Campo", em 1963.


    Foi uma vida cheia de sucessos e de êxitos no mundo do cinema que terminou, esta sexta-feira, com a triste notícia de que Sidney Poitier morreu, aos 94 anos.


    A notícia foi confirmada por uma fonte oficial do governo das Bahamas, onde o artista cresceu grande parte da sua vida e de onde era originária a sua família, ao jornal britânico "The Independent". Para já, a causa da morte é desconhecida.


    Com mais de 50 filmes no seu currículo, Sidney Poitier tornou-se um ícone, nos anos 50 e 60, e abriu as portas para que outros atores e atrizes negras entrassem para o mundo do cinema, tendo sido um dos principais ativistas contra o racismo no mundo do cinema.


    Durante a sua carreira, o ator arrecadou onze nomeações nos Globos de Ouro, tendo vencido três, duas nos Primetime Emmy Awards, duas nos Grammy Awards, sete nos BAFTA, oito nos Laurel, e uma no Screen Actors Guild Awards, e em 2002, ainda recebeu um Óscar honorário pelo conjunto da sua obra. A partir de 2012, após a morte de Ernest Borgnine, Sidney Poitier tornou-se o mais antigo ator vivo vencedor do prémio de melhor ator da história.


    Perante a sua partida, muitos colegas, amigos e fãs apressaram-se a manifestar a tristeza que sentem ao ver partir um ator tão consagrado de Hollywood.



    O ator afro-americano estava casado desde 1976 com a sua segunda mulher, e teve seis filhos, assim como muitos netos e bisnetos.


    (Imagens: Facebook de fãs de Sidney Poitier)


    Nem só de música é feita a família da Madonna. É influenciada, sim, pelo mundo das artes, mas numa outra vertente: a pintura. Rocco Ritchie, o filho mais velho de Madonna, é pintor e, desde 2018, que expõe os seus trabalhos com um outro nome. É mais conhecido por Rhed e só recentemente é que foi revelada a sua identidade pelo site Page Six. Alguns dos seus trabalhos estão avaliados em dezenas de milhares de euros e o melhor de tudo é que Paula Rego lhe serviu de inspiração.


    A passagem de Rocco Ritchie por Portugal acabou por influenciar a sua arte. A galeria de arte Tanya Baxter Contemporary refere, no seu site, que Rhed tem como uma das suas inspirações a artista portuguesa Paula Rego: "With an eagerness and an appetite for learning, he attended all the major museum and gallery shows, meeting some of the iconic legends of the art world including Peter Blake, Paula Rego, Anthony Eyton, Ken Howard and Frank Auerbach".



    Rhed ou Rocco Ritchie tem feito sucesso e já é comparado a Banksy, artista inglês cuja identidade ninguém sabe.


    Agora que se sabe que Rhed é Rocco Ritchie, filho de Madonna, há quem se divida e ache que o sucesso se deve apenas ao peso do seu nome. O crítico de arte do The Guardian, Jonathan Jones, descreve-o ainda como um “amador” e caracteriza os seus quadros como “sem um pingo de originalidade ou vigor”. Ainda assim, não descarta a hipótese de Rhed se tornar melhor artista.


    Mesmo já não vivendo cá, Portugal continua a influenciar Madonna e a sua família.


    (Imagens: Instagram de Madonna)


    Foi a 29 de março de 2021 que Cristina Ferreira inaugurou uma nova e enorme casa e o programa "Cristina ComVida", que veio ocupar os finais de tarde da TVI.


    Quando Cristina Ferreira se mudou para a SIC, no final de 2019, a apresentadora partilhou este projeto e disse que o mesmo tinha sido a base e a inspiração para “O Programa de Cristina”. Meses depois, regressou à TVI com o cargo de diretora de entretenimento e ficção e pôs mãos à obra para colocar no ar um novo formato, onde as conversas intimistas teriam lugar.


    Surgiu assim o "Cristina ComVida", onde entraram milhares de convidados que partilharem as suas histórias, e ainda Eduardo Madeira, que interpretou mais de 10 personagens humorísticas.


    Quase um ano depois, o programa de Cristina Ferreira chega ao fim, esta sexta-feira. Apesar das fracas audiências que conquistou, a estação de Queluz de Baixo fez saber, em comunicado, que o formato "termina em acordo com a produtora e sem quaisquer custos associados à estação".


    Cristina Ferreira vai assim despedir-se dos espectadores que a acompanhavam nos finais de tarde, mas, antes disso, fez questão de mostrar que está pronta para o seu próximo desafio que passará sempre pela televisão.



    Uma das pessoas que mais esteve ao lado da apresentadora no ecrã foi Eduardo Madeira, que, mais uma vez, fez questão de enaltecer este desafio que lhe foi lançado.



    Desta forma, a diretora de entretenimento e ficção cede o lugar das 18h da tarde a Alice Alves, que vai conduzir o programa "BB Última Hora" relacionado com o Big Brother. Já Cristina Ferreira fica agora com a condução das galas do reality show.



    (Imagens: Instagram)


    O humorista Gilmário Vemba e os seus filhos viveram um enorme pesadelo na noite passada. Perto da casa onde mora Gilmário Vemba, em Kilamba, Angola, um grupo de indíviduos abordou-o e obrigou-o a entrar num carro onde já se encontravam dois dos seus filhos (anteriormente sequestrados).


    Os irmãos do humorista deram o alerta assim que se aperceberam de que Gilmário Vemba tinha desaparecido, e as redes sociais encheram-se com alguns apelos. Miro e Nélson Vemba, os irmãos do humorista, chegaram mesmo a fazer um direto no Instagram, que foi, posteriormente, colocado no YouTube, a pedir ajuda.



    No entanto, uma hora depois e após intensas buscas, o humorista regressou a casa são e salvo! Apesar de estar em choque, Gilmário Vemba não aparentou estar com ferimentos e encontra-se bem.



    Um amigo, que esteve no local, confidenciou, de acordo com o site "Platine", que o grupo de indíviduos tinha pedido para o humorista "desligar o telemóvel, desligar os sinais de GPS ou qualquer meio que permitisse a sua localização imediata."


    Neste momento, as autoridades estão a investigar o caso. Por cá, muitos amigos, colegas e admiradores de Gilmário Vemba mostraram-se aliviados quando souberam da notícia do seu reaparecimento e apressaram-se a manifestá-lo nas redes sociais, tal como foi o caso de Fernando Rocha.


    Já na manhã desta sexta-feira e horas depois do sucedido, o humorista angolando fez um direto no Instagram para assegurar aos seus seguidores que está bem e onde explicou que esteve cerca de uma hora e meia dentro de um carro com os olhos vendados. Apesar do susto, Gilmário Vemba pediu que todos se protejam da melhor forma possível deste tipo de incidentes.



    (Imagens: Instagram)



    É o alívio de algumas das restrições e o início daquele que poderá ser o período mais livre dos últimos dois anos. O Governo reuniu-se, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, depois de uma reunião com o Infarmed.


    As novas medidas:

    - Os contactos de risco da Covid deixam de estar obrigados a realizar confinamento;
    - Certificado digital deixa de ser obrigatório exceto nas fronteiras;

    - Fim da recomendação de teletrabalho;

    - O limite de lotação deixa igualmente de existir;
    - Deixa de ser exigido teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.



    O que se mantém:

    - Teste negativo para acesso a lares e máscaras no interior mantêm-se obrigatórias;
    - O uso obrigatório de máscara permanece obrigatório em espaços interiores.



    De acordo com o Executivo, as medidas vão manter-se até à descida do número de mortos e de internados em unidades de cuidados intensivos.




    (Imagens: Twitter e Facebook)



    A vida de João Pedro, de 25 anos, mudou de um dia - neste caso noite - para o outro. Foi brutalmente agredido, à saída de um bar, em Ayamonte, Espanha, em novembro passado, e, desde então, que ainda se encontra em coma.


    A família de João Pedro tomou conhecimento de uma clínica, em Sevilha, que poderá ajudar no tratamento do jovem. Mas, para isso, são precisos milhares de euros, segundo adianta o clube de Vila Real de Santo António.



    Os amigos de João Pedro uniram-se para pedir a ajuda de todos os portugueses e Cristiano Ronaldo chegou-se à frente.


    Cristiano Ronaldo autografou uma camisola do Manchester United e o seu amigo de infância, Miguel Paixão, fê-la chegar a João Pedro. Os amigos estão agora leiloá-la através de 1000 rifas, de 10 euros cada, para conseguirem algum dinheiro que garanta o tratamento hospitalar de João Pedro.



    Toda a ajuda é preciosa para ajudar este jovem português que viu a sua vida mudar de repente.



    (Imagens: Instagram Manchester United)

 

Artigos Recomendados
BORA RFM - 07 JANEIRO 2022BORA RFM - 07 JANEIRO 2022O Bora RFM fica por aqui. Estás convidado para a sessão de amanhã que começa às 8 da noite comigo, Inês Andrade. Já sabes que o Bora RFM é o programa que vai contigo para todo o lado nas noites de fim-de-semana.maisBOLSONARO SUPERA OBSTRUÇÃO INT...BOLSONARO SUPERA OBSTRUÇÃO INTESTINALO presidente brasileiro revela tudo sobre o camarão que o levou ao hospital.maisESCOLAS ABREM SEGUNDA-FEIRA E ...ESCOLAS ABREM SEGUNDA-FEIRA E TELETRABALHO MANTÉMNovo BigBrother famosos; Peseiro novo selecionador da Nigéria; Idoso despista-se no Alto S. João; PS promete subida de ordenado minimo; Estas e outras "gordas" para ouvir aqui!maisFRIDAYBOYZ - O Meu Boss é Fixe...FRIDAYBOYZ - O Meu Boss é Fixe - 07 JAN DE 2022José Coimbra e DJ Pedro Simões com a primeira sessão de 2022. O fim de semana começa mais cedo, na RFM!maisMACRON IRRITA NÃO VACINADOSMACRON IRRITA NÃO VACINADOSA vacina não é obrigatória em França, mas o presidente irrita os franceses.mais7 PERGUNTAS MÁGICAS A MÁRIO DA...7 PERGUNTAS MÁGICAS A MÁRIO DANIELAproveitando a presença do Mário Daniel, Salvador fez 7 perguntasmaisMARIANA ALVIM DESILUDIU-MEMARIANA ALVIM DESILUDIU-MEDepois de 3 desabafos, chegou o dia de Mariana Alvim.maisBEBÉ DOS NIRVANA, VAI TRABALHAR!BEBÉ DOS NIRVANA, VAI TRABALHAR!A bébé da capa do álbum dos Nirvana processou a banda. Mas o que disse o tribunal? Ouve o Salvador e saberás.maisSALVADOR MARTINHA COMETE ASSÉD...SALVADOR MARTINHA COMETE ASSÉDIO FILOSÓFICOTudo aconteceu no bar da rádio. Um crime praticado por Valsador Carpinha.maisEmpresa portuguesa entra no no...Empresa portuguesa entra no novo ano a dar salário extra aos seus trabalhadoresmaisJá é lei: animais de estimação...Já é lei: animais de estimação são considerados membros da famílias em Espanha. Vê o que mudamaisMorreu Sidney Poitier, o prime...Morreu Sidney Poitier, o primeiro ator negro a receber um ÓscarmaisFilho de Madonna é pintor e in...Filho de Madonna é pintor e inspira-se na artista portuguesa Paula RegomaisApós (quase) um ano de emissão...Após (quase) um ano de emissão, programa de Cristina Ferreira chega ao fimmaisHumorista Gilmário Vemba encon...Humorista Gilmário Vemba encontrado depois de ter sido raptadomaisGoverno anuncia novas medidas ...Governo anuncia novas medidas a partir de dia 10 de janeiromaisCristiano Ronaldo autografa ca...Cristiano Ronaldo autografa camisola para ajudar jovem português agredido em Espanhamais
Top