Comida, comida e mais comida. Quando se abre o Instagram, a probabilidade de ver um prato todo requintado, ou uma refeição bem apetitosa, é alta. É vê-los a levantarem-se para captar o melhor ângulo para partilhar nas redes sociais, quando a refeição é servida.


Até aqui nada de novo, não fosse uma em cada três pessoas ter admitido que pediram comida que efetivamente não comeram. Apenas o fizeram para a mostrar na internet. Esta conclusão é retirada de um estudo encomendado por uma empresa alimentar norte-americana de figos, a California Figs, e teve por base as respostas de dois mil participantes.



Este estudo mostra ainda que quase um terço dos entrevistados (27%) também reconheceram que ver tanta alimentação online os encaminhou para alterações na dieta. E 53% dizem que testaram novas receitas depois de as verem no feed das redes sociais. 57% dizem que perderam algum tempo no empratamento, porque no Instagram só se veem pratos à la chef.


E quais são as refeições mais fotogénicas? Pizza (41%), hambúrgueres (37%) e cocktails (30%).

Por aqui somos apologistas de boas fotografias de comida (daquelas que fazem crescer água na boca), mas só se não desperdiçares comida.