Está a quase a chegar a chamada para a partida do comboio entre Portugal e Singapura! Apressa-te e embarca naquela que poderá ser a viagem de comboio mais longa do mundo e que tem o nosso país como ponto de partida.



É de mala na mão e com o espírito aventureiro lá em cima que se começa esta longa viagem. Na realidade, são, pelo menos, 21 dias e 18.755 quilómetros que os viajantes têm pela frente.


A propósito da construção da nova linha de comboio em Laos - a primeira do país - pensa-se que é por lá que passa a viagem mais longa do mundo com ponto de partida em Lagos, no Algarve, e com chegada marcada em Singapura.


Os utilizadores da rede social Reddit e vários especialistas, entre eles Mark Smith, fizeram as contas e acreditam que esta nova linha ferroviária estabelece um novo recorde no que diz respeito às viagens de comboio.


Com a duração estimada de 21 dias, os viajantes têm tempo suficiente para pernoitar, de fazer transbordos entre estações de comboios e ainda de apresentar vistos e documentos. No total, estima-se que os custos desta viagem rondam os 1200 euros.


Com Lagos como pano de fundo, a viagem arranca em direção à Europa e, em seguida, à Sibéria. As paragens seguintes são a China, Laos, Tailândia e Malásia e, por fim, Singapura.



Pelo caminho, haverá tempo para parar em Lisboa, Madrid e Paris, onde aí se trocará de linha para Moscovo e, consequentemente, para Pequim.


O especialista Mark Smith, entusiasta britânico dos comboios e responsável por um site sobre viagens deste tipo, acredita que os 21 dias chegam para tudo isto, mas a pandemia também pode trocar as voltas aos viajantes. Com algumas linhas de comboio suspensas em Paris e Moscovo -- dois dos percursos mais longos - a viagem poderá demorar mais dias do que o previsto.


Para já, aguarda-se que a viagem arranque e que o recorde seja então estabelecido, uma vez que está ainda a ser analisado.


No entanto, o recorde, até ao momento, está em solo português, uma vez que é sobre os carris da estação de São Bento, no Porto, que se viaja até ao Vietname na viagem mais longa do mundo.