A expetativa para a maioria de nós é viver até aos 80 anos. A esperança média de vida está fixada nessa idade, mas há quem goste de desafiar expetativas e limites e viva até aos 100 anos. Haverá segredos para se alcançar os três dígitos?

A francesa Jeanne Calment foi até à data a pessoa mais velha da história. Nasceu em 1875 - época em que a esperança média de vida era cerca de 43 anos - e morreu em 1997.

Mudaram-se os tempos e a esperança média de vida aumentou. Um estudo mais recente publicado no jornal académico Nature Communications, conduzido pela Gero em colaboração com o Roswell Park Comprehensive Cancer Center, diz que estamos perto de atingir os 150 anos. Quanto tempo faltará para chegarmos a esse marco?



Neste estudo, participaram milhares de voluntários dos Estados Unidos da América e do Reino Unido que deram para análise amostras sanguíneas e fizeram a contagem diária do número de passos percorridos todos os dias.


Apesar da expetativa, a equipa de investigadores concluiu que, apesar do avanço da tecnologia e da saúde, a resistência à morte não pode ultrapassar 150 anos. Com base no cálculo da esperança média de vida de ano para ano e no progresso médico, prevê-se que daqui 300 anos seja possível viver até aos 150 anos.

Uma data muito distante para muitos de nós. Pelo sim, pelo não, mantém uma rotina saudável para que possas ter qualidade de vida até ao fim.