"Acalma-te e conta até 10!" Quantas vezes não ouviste já esta afirmação num momento de aflição? E quantas vezes é que contaste e te sentiste efetivamente mais calmo? É que, afinal, contar até 10 pode não ajudar a diminuir a raiva, o stress ou a ansiedade, segundo um estudo.


O Daily Mail, que cita este estudo, vai mais longe e diz que contar até 10 pode ser a pior coisa que podes fazer num momento de raiva. O estudo em causa foi realizado, em 2012, na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e concluiu que o facto de contar até 10 faz com que a pessoa se concentre ainda mais naquilo que está a sentir no momento de stress ou raiva ou que motiva ainda mais reações negativas.


"A pior coisa que se pode fazer numa situação de raiva é o que as pessoas normalmente fazem: focam-se nos seus sentimentos para os entender, mas o que acontece é que acabam por intensificá-los, mantendo-os ativos, levando a pessoa a agir de uma forma mais agressiva", diz Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia da Universidade de Ohio.



Para os especialistas por detrás deste estudo, o melhor que podes fazer em momentos de stress ou raiva é tentares distanciar-te da situação e observá-la como se fosses uma pessoa de fora, que não está envolvida no conflito.


“O segredo é não ficares imerso na tua própria raiva e teres uma visão mais distanciada”, diz Dominik Mischkowski, outro dos investigadores e estudante de pós-graduação em psicologia na Universidade de Ohio.


Da próxima vez que passares por uma situação de stress, experimenta esta nova técnica. Apesar de o estudo já ter alguns anos, nada invalida que esta não seja uma conclusão aplicável ainda aos dias de hoje.