Aliviar o stress, fortalecer vínculos com outras pessoas, melhorar o humor. Estes são alguns dos muitos benefícios do beijo, que não só melhora a saúde mental como física.


Hoje, nos dias que correm, precisamos todos de mais beijos do que nunca. Porque até a pessoa que se apelida de mais fria gosta sempre de receber um beijo da pessoa de quem mais gosta.

Beijar é uma das formas mais primitivas para expressarmos o nosso afeto pelos outros. Desde um beijo na bochecha de bebés, a um beijo aos nossos amigos, animais de estimação, familiares ou um beijo na boca de quem amamos. Mas o beijo não é apenas usual na nossa esfera privada ou mais íntima. É também um mecanismo para o vínculo social. Entras numa festa e o teu amigo apresenta-te a pessoas novas. O que fazes? Dás dois beijinhos – ou um – na bochecha para formalizar o momento.

Já pensaste na importância que um beijo pode ter na tua vida? Nos últimos dois anos, apercebemo-nos da falta que faz nas nossas vidas e vários estudos sugerem que o beijo melhora a saúde tanto mental como física.

O jornal Hindustan Times reuniu algumas das razões pelas quais devemos beijar mais segundo vários estudos.



Aumenta a felicidade

Beijar faz com que o teu cérebro liberte substâncias químicas como oxitocina, dopamina e serotonina, que promovem sentimentos de afeto, ligação, prazer e felicidade. Além disso, reduz os níveis de cortisol (hormona do stress).


Tira a cabeça dos problemas

Beijar tira a mente de dezenas de problemas. Um beijo é capaz de provocar um aumento dos níveis de oxitocina que te deixam mais calmo e tranquilo e promovem um fortalecimento de vínculos entre as pessoas.


Reduz a resposta alérgica

Beijar pode proporcionar alívio significativo de urticária e outras reações alérgicas associadas ao pólen e aos ácaros. Como o stress também é conhecido por piorar as reações alérgicas e o beijo ajuda a reduzir o stress, o beijo ajuda a reduzir as respostas alérgicas.


Queima calorias

Se corres ou fazes ginástica para queimar algumas calorias, aqui está outra alternativa e que podes realmente gostar! Segundo um estudo, com um beijo podes queimar entre 2 a 26 calorias por minuto, dependendo do quão apaixonado estás.


Tonifica os músculos faciais

Queres um facelift natural e a custo zero? Beijar pode estimular mais de 30 músculos faciais e beijar regularmente é um exercício para o rosto e o pescoço. Trabalhar os músculos faciais pode aumentar a produção de colagénio, contribuindo para uma pele mais firme e com aparência mais jovem.



Estes são alguns dos muitos benefícios do beijo. Corre já para o teu namorado, namorada, amigo, amiga ou familiar e desfruta de todas estas vantagens.