O nome de Volodymyr Zelensky já era conhecido na Ucrânia, mesmo ainda antes de ter chegado ao lugar onde está hoje. Ser Presidente da Ucrânia trouxe-lhe outro destaque e, infelizmente, desde a passada quinta-feira que agora são poucos os que não o conhecem.


A invasão russa colocou todas as atenções na Ucrânia e a postura de Zelensky e a forma como escolheu enfrentar os russos, recusando a fuga e o exílio está a ser muito elogiada pelo mundo. Disse publicamente que não ia abandonar o seu país e os seus compatriotas. As altas patentes americanas quiseram preparar-lhe uma operação para o evacuar de Kiev em segurança e Zelensky limitou-se a responder: “Preciso de munições, não de boleia!”

Afinal, quem é Volodymyr Zelensky? E qual é o seu percurso até chegar à cadeira de presidente? Uma coisa é certa: é invulgar. Não são todos os que começam como atores, comediantes, vencem programas de dança e conseguem chegar a Presidente de um país.

Estudou Direito, na Universidade Nacional de Economia de Kiev, mas foi a comédia que teve maior destaque na sua vida. Participou na competição KVN - Klub vesyólykh i nakhódchivykh ("Clube das Pessoas Engraçadas e Inventivas"), transmitida na televisão, com o seu grupo de comédia Kvartal 95.



Foi diretor artístico da Studio Kvartal 95, um dos melhores estúdios de entretenimento da Ucrânia, e foi nomeado produtor-geral do canal de televisão ucraniano Inter TV. Paralelamente, participou em longas-metragens, como “Rzhevskiy Versus Napoleon” ou “8 First Dates” ("8 Primeiros Encontros"), e na série "Servos do Povo". Pelo meio ainda venceu o programa “Dança com as Estrelas”, em 2006, e deu voz a personagens de animação, em ucraniano, como o “Urso Paddington”.



Em 2018, surpreendeu tudo e todos ao anunciar a sua candidatura à Presidência da Ucrânia. Com a ajuda da comédia, fez uma campanha inovadora e que conquistou os ucranianos. Com vídeos e discursos curtos partilhados no Youtube e no Instagram, Zelensky criticou sobretudo a corrupção do país. Os seus adversários não o viram com bons olhos, apelidando-o de “fantoche” e um alvo fácil para Putin.


Zelensky passou alheio a todas as acusações e, em 2019, foi eleito Presidente da Ucrânia. Defendeu desde o primeiro dia o fim dos conflitos nas regiões separatistas e o fortalecimento de laços com o Ocidente. Agora, perante a invasão das tropas russas, Zelensky tem-se revelado um verdadeiro líder e são vários os vídeos que faz a relatar a situação que se vive no país.

Resta saber qual será o fim desta guerra.




(Imagens: Reprodução de vídeo do Instagram)