Já estás a contar as horas e os dias para o fim de semana prolongado? Se sim, o que de melhor pode acompanhar um fim de semana de três ou, para quem mora e trabalha em Lisboa, de quatro dias?


Muito, muito calor! Por isso, prepara o saco da praia, os óculos de sol e o protetor solar. Olha que vais precisar!



Após uma semana com aguaceiros, Portugal vai ser atingido por uma onda de calor, mais propriamente o ciclone tropical Alex. Com ele, os termómetros podem bater nos 40ºC a partir desta sexta-feira.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, em comunicado, “valores acima do normal em todo o território, mas com uma anomalia bastante superior, entre 3°C e 6°C, na parte mais interior do território”. Quer isto dizer que o fim de semana comprido vai atingir temperaturas muito altas, tal como é o exemplo de Beja, Castelo Branco e Évora, onde o calor vai rondar os 38ºC e os 39ºC, já na sexta-feira. Nas regiões do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo, as temperaturas podem ser acima dos 35ºC.


Também as noites vão rondar os 20ºC, o que faz com que não tenhas de levar casaco para os Santos Populares.


Até um site espanhol, o Cadena SER, descreve o primeiro ciclone tropical da temporada como um "forno ibérico". Por isso, prepara-te para "assar"!