Quando são chamados a ajudar, os portugueses são os primeiros a responder à chamada! E assim o fizeram com Tatiana Guerreiro, que tem ao seu cargo três irmãos menores, um deles com graves problemas de saúde.


A história foi conhecida através de Carmen Garcia, autora do blogue "Mãe Imperfeita" que, nas suas nas redes sociais, partilhou as condições desumanas em que viviam Tatiana e os irmãos. Pouco tempo depois, a jovem esteve no programa "Casa Feliz", na SIC, e muitos portugueses se sensibilizaram com a história. Gerou-se assim uma enorme onda de solidariedade, em que foram angariados 155.100 euros, graças também aos apelos de Madalena Abecasis e Elisabete Casaca, que se juntaram à causa.


O dinheiro iria para a compra de uma casa com condições para a família, para obras e para um carro. Só que nem tudo correu como estava planeado...


Recentemente, Carmen Garcia recorreu às suas redes sociais para fazer um esclarecimento sobre o "caso Tatiana", após um direto que a jovem fez no seu Instagram.


A conhecida "Mãe Imperfeita" começou por escrever que esta "é a publicação que eu gostava de nunca precisar de fazer" e contou que "há cerca de dois meses, depois de problemas pessoais da Tatiana que, apesar de tudo, sinto que não devo expor, ela pediu ajuda para abandonar o mais rapidamente possível a casa onde viviam e mudou para a casa nova, ainda sem as obras. (...) A proprietária, para salvaguardar a situação dos menores, permitiu que eles lá ficassem SEM PAGAR QUALQUER RENDA. Eles residem na casa nova desde esse dia”.


Após a mudança para a casa nova, que seria comprada com o dinheiro angariado, Tatiana surpreendeu Carmen Garcia ao dizer "que não quer aquela casa" e que "estando um contrato de promessa de compra e venda assinado, obviamente que só há duas alternativas: ou se paga uma indemnização ou se compra aquela casa onde, vou repetir, a Tatiana está a viver de graça com os meninos neste momento". Entretanto, "também comprámos um carro que permite que não vão a pé para a escola e obtivémos gratuitamente a vigilância de saúde dos 4."


No entanto, Tatiana foi "despedida do emprego que lhe tínhamos conseguido arranjar", sendo que "o motivo foi excesso de faltas injustificadas".



No final do mês de maio, a autora do blogue "Mãe Imperfeita" fez uma nova atualização do caso e explicou que teve de "avançar para a rescisão do contrato de promessa de compra e venda e indemnizar a proprietária. Neste momento, sem qualquer contrato, a dona da casa deu até ao final do mês para que a Tatiana e os irmãos saiam", uma vez que Tatiana voltou a dizer que não queria estar naquela casa.


As razões para saída da casa onde estava Tatiana com os irmãos "prendem-se com a não aquisição do imóvel, mas também com mentiras e ofensas várias de que a própria senhora foi alvo por parte da Tatiana e de pessoas próximas dela (inclusivamente abordagens no espaço público). Além disso, neste momento habitam na casa mais pessoas do que a Tatiana e os três menores. Inclusivamente a Tatiana COMPROU cães de raça que estão também na habitação. Tudo isto sem dar conhecimento à proprietária que lhes tinha cedido a casa sem contrapartidas".


Perante este ponto da situação, Carmen Garcia mostrou-se muito desiludida com o rumo que esta onda de solidariedade levou e escreveu mesmo que "nenhuma de nós estava preparada para esta ingratidão".


Daqui para a frente, a "Mãe Imperfeita" revelou que vai ser dado à Tatiana, "quando ela sair da casa que a partir de dia 31 vai habitar de forma ilegal, a quantia de 10 mil euros para fazer face às despesas de um arrendamento de habitação digna para os menores durante um ano" e "caso a Tatiana não saia e promova uma ocupação ilegal da casa, esta quantia não será cedida”.



Com a restante quantia do dinheiro angariada, Carmen Garcia revelou que vão ser "abertas contas para os três menores que as poderão mobilizar apenas a partir dos 18 anos" e que em "cada conta serão depositados 20 mil euros o que permitirá que os três meninos possam ter, de alguma forma, o futuro menos difícil”.


Os 60 mil euros restantes vão ser "divididos por seis instituições/causas", que vão ser escolhidas por Carmen Garcia, Madalena Abecasis e Elisabete Casaca.



Perante a enorme reviravolta que esta história teve, foram muitos os portugueses que se sentiram desiludidos e que destacaram a ingratidão demonstrada por Tatiana.


(Imagens: Reprodução de vídeo e Instagram)