Este é um tema polémico e esta é uma das muitas abordagens da missão que é educar uma criança.


Não há responsabilidade maior e mais desafiante. Se és pai ou mãe, sabes do que falamos. Um novo estudo australiano defende que as crianças que levam palmadas de forma recorrente têm maior probabilidade de desenvolverem ansiedade e depressão. E seis em cada dez crianças são agredidas de forma repetida pelos pais.

O líder deste estudo, o professor Daryl Higgins, mostra-se preocupado com esta conclusão e diz ao site 9news que o castigo corporal ou físico tem efeitos negativos na saúde mental das crianças.



O ambiente em que cada um de nós cresce é muito importante porque vai influenciar a pessoa que seremos no futuro. Por isso, “se quer reduzir a ansiedade de homens e mulheres, não recorra à força quando são crianças”, diz Daryl Higgins.


Esta é uma questão que gera sempre muita controvérsia. Um estudo feito por especialistas da Universidade do Texas, em Austin, e da Universidade de Michigan, que foi publicado no Journal of Family Psychology, analisou mais de 160 mil crianças durante 50 anos e concluiu que, quanto mais uma criança sofrer castigos físicos, maior a possibilidade dela desenvolver um comportamento antissocial, agressividade, problemas de saúde mental e dificuldades cognitivas.