Recentemente, o chef espanhol Dabiz Muñoz, que é dono do restaurante mais caro de Espanha, segundo o "El Mundo", esteve no centro das atenção por causa de uma entrevista que deu à versão italiana da revista “Vanity Fair”.
"A alta cozinha é uma experiência só para ricos?", perguntou o jornalista. Para Dabiz Muñoz não e a sua resposta acabou por gerar muita controvérsia: "Pagar 365 euros por uma refeição não é coisa de rico".
O chef espanhol já tinha partilhado, em entrevistas anteriores, que o seu restaurante DiverXo, em Madrid, com três estrelas Michelin, e que é considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo, não é rentável e que só o consegue manter aberto com o dinheiro que faz com as suas outras marcas. E, há uns meses, o chef aumentou o seu menu de degustação de 250 para 365 euros
Para Dabiz Muñoz, o seu restaurante DiverXo não é um luxo. "Um Ferrari, um hotel de cinco estrelas ou um iate é que é para os ricos. Se as pessoas pouparem durante alguns meses conseguem ir a qualquer restaurante do mundo", explica o chef espanhol.
"Sabe quanto custa um bilhete para um concerto do Harry Styles, por exemplo? Entre 300 e 600 euros, e todas as pessoas que vão são ricas? São pessoas normais que pouparam porque querem viver aquela experiência", acrescenta.
Porém, são muitos os que não concordam com Dabiz Muñoz. As declarações que deu à “Vanity Fair” chegaram às redes sociais e geraram controvérsia.
"Estas pessoas vivem num mundo paralelo", "Há pessoas ricas que podem pagar 365 euros por uma refeição, e outras que nem podem ir a um restaurante com um menu de 15 euros", "Com 365 euros, três pessoas conseguem comprar comida para um mês inteiro" são alguns dos comentários dos que se mostraram contra a opinião do chef.
Apesar de ser uma minoria, também houve que concordasse com Dabiz Muñoz: "O que Dabiz Muñoz quis dizer é que pagar essa quantia não é coisa de rico, não que qualquer um possa pagar. E de facto não é coisa para os ricos, porque não é necessário ter milhões no banco para fazer algo extravagante de vez em quando" ou "Dabiz tem um dos menus mais baratos do mundo e cada um gasta o dinheiro como quer".
(Imagens: Instagram)