Há arranha-céus tão estéticos e impressionantes que fazem a beleza de uma paisagem. Ao longo do tempo, foram alcançados novos recordes no que diz respeito à altura. Quando os primeiros arranha-céus começaram a ser construídos, em Chicago e Nova York, no século XIX, ninguém poderia imaginar que essa tendência ia transformar para sempre o horizonte urbano de inúmeras cidades do planeta. Hoje em dia, o sucesso de alguns é tanto que se tornaram lugares imperdíveis.
A 3 de setembro celebra-se o Dia Mundial dos Arranha-céus e, para comemorar esta data, a Musement, uma plataforma online para atividades, tours, museus e eventos artísticos, criou um ranking com os arranha-céus mais instagramáveis do mundo. Para realizar este estudo, foram considerados os 100 arranha-céus mais altos do planeta.
Estes são os 10 arranha-céus mais instagramavéis do mundo, de acordo com as menções do Instagram e das duas hashtags mais populares de cada sítio
1. Burj Khalifa (Dubai), mais de 6.300.000 menções
Com 828 metros de altura, o Burj Khalifa detém o recorde de edifício mais alto do mundo. Os visitantes podem subir em elevadores de alta velocidade aos observadores "At the Top", situados nos pisos 124.º e 125.º, ou ao "At the Top Sky", no 148.º andar.
2. Empire State Building (Nova Iorque), mais de 4.200.000 menções
É o símbolo da Big Apple e foi o primeiro edifício a ter mais de 100 andares nos Estados Unidos. E, além disso, também foi o arranha-céus mais alto do mundo entre 1931 e 1972. Construído em um tempo recorde de 410 dias, o Empire State Building atrai mais de 4 milhões de visitantes por ano.
3. Taipei 101 (Taiwan), mais de 816.000 menções
O seu design, na capital de Taiwan, lembra um grande caule de bambu, símbolo de força eterna na cultura oriental. Este edifício inovador possui o maior amortecedor de vento e sistema antiterramoto do mundo, composto por uma esfera de aço de 660 toneladas.
4. One World Trade Center (Nova Iorque), mais de 797.000 menções
O One World Trade Center é o edifício mais alto do Hemisfério Ocidental, faz parte do World Trade Center e o novo complexo foi construído após os trágicos atentados de 11 de setembro. A sua altura de 1.776 pés (547 metros) é uma referência ao ano em que a Declaração de Independência dos Estados Unidos foi assinada.
5. Willis Tower (Chicago), mais de 561.000 menções
Fica no coração de Chicago e, após a sua conclusão, em 1973, manteve o título do edifício mais alto do mundo durante 25 anos.
6. Torres Petronas (Kuala Lumpur), mais de 221.000 menções
São um dos símbolos mais conhecidos de Kuala Lumpur e ambas as torres são conectadas pela Skybridge, que possuí 58,4 metros de comprimento.
7. Lotte World Tower (Seul), mais de 110.000 menções
A capital da Coreia do Sul abriga este arranha-céus que possui certificação LEED gold por ser um dos edifícios mais sustentável do mundo. O seu design é inspirado na porcelana e caligrafia coreana. No seu interior abriga áreas para uso residencial, escritórios, um hotel sete estrelas, um aquário, e diversas outras instalações.
8. Shanghai Tower (Xangai), mais de 104.000 menções
Com 632 metros de altura, este edifício é considerado o mais alto da China. A fachada de vidro gira progressivamente à medida que sobe e é um sucesso nas redes sociais.
9. 30 Hudson Yards (Nova Iorque), mais de 74.000 menções
A popularidade deste edifício, localizado no bairro Hudson Yards, a oeste de Midtown Manhattan, deve-se em grande parte ao "Edge", o incrível miradouro inaugurado em março de 2020. Os mais corajosos podem admirar a cidade através do chão de vidro transparente.
10. One Vanderbilt (Nova Iorque), mais de 59.000 menções
Com 427 metros de altura, é um dos arranha-céus mais recentes em Nova Iorque - foi inaugurado há dois anos - e o observatório, localizado entre os andares 91 e 93, tornou-se numa das atrações mais populares da cidade. Além da incrível vista, a combinação de arte e tecnologia explica o seu sucesso.