"Troco uma mesinha de cabeceira por fruta". É, desta forma, que uma família portuguesa faz um apelo, nas redes sociais, e tenta, ao mesmo tempo, contornar as suas dificuldades financeiras.


Esta é a história de Filipe Correia, mas podia ser de um outro português qualquer que vive com dificuldades perante o aumento dos preços, a subida da inflação e a redução de poder de compra.


A família de Filipe Correia é composta pela mulher, Ana Lopes, e pelos filhos gémeos, Leonor e Eduardo. O menino tem trissomia 21 e problemas respiratórios, pelo que exige muitos cuidados, e também o pai, Filipe, vive com diabetes tipo 2 e doença de Crohn, e a mãe, Ana, sofre de artroses e de problemas cardíacos.


É, assim, difícil fazer face às despesas do dia a dia e também às de saúde e, por isso, quando Ana deixou de poder trabalhar devido aos seus problemas de saúde, Filipe viu-se obrigado a trocar mobília por alimentos.


A história foi contada na primeira pessoa, no programa "Dois às 10", onde Filipe, que ganha o ordenado mínimo, explicou que faz essas trocas "porque o dinheiro não chega para tudo".


Visivelmente emocionado, Filipe revelou que o valor mensal das despesas ronda os 700 euros, excluindo os gastos com a medicação, e enfatizou que "às vezes, custa, às vezes, dói".


Inicialmente, o pai decidiu colocar nas redes sociais alguns anúncios para trocar "coisas que já não tinham utilidade" na sua casa, mas, rapidamente, percebeu que tinha de abdicar de outros bens, principalmente, para os filhos.



E essas publicações tocaram o coração de algumas pessoas, como é caso de Manuel e António, que, rapidamente, moveram montanhas para ajudar esta família. Entraram em contacto com a mulher de Filipe e perceberam que tinham de fazer algo.


Assim, António, que trabalha no hospital de Santa Cruz, falou sobre o caso aos colegas de radiologia e nenhum ficou indiferente. Juntaram-se e ofereceram um primeiro pacote de ajuda que continha bens de primeira necessidade.


No final da conversa, Maria Botelho Moniz apelou a todos aqueles que se emocionaram com a história desta família para ajudarem da forma que pudessem.




(Imagens: Reprodução de vídeo)