Há pequenos prazeres que nos dão o alento necessário para terminar o dia de forma calma e relaxante. Um deles é tomar banho. Tira-nos algum stress, alivia-nos a mente, ajuda-nos até a tomar algumas decisões - quem nunca chegou a brilhantes conclusões durante o banho? - e é sempre um momento em que não somos interrompidos e, na loucura, até dá para ouvirmos música.


Agora, o que se segue é: secar ou não o cabelo antes de ir dormir? Para algumas pessoas, isto é uma não questão, porque não conseguem andar com o cabelo molhado, independentemente da hora do dia, ou da estação do ano. Mas não faltam opiniões diferentes. Já se ouviram algumas das teorias mais hilariantes e os especialistas têm apenas uma resposta.


Dormir de cabelo molhado não é bom para a saúde do teu cabelo. Quando o cabelo está molhado, fica mais frágil e propenso à quebra. E o couro cabeludo também fica comprometido e pode levar a uma série de problemas como bactérias, infeções fúngicas, irritações na pele, coceira, vermelhidão e caspa, segundo um especialista em cabelo em entrevista ao site Mind Body Green. Aliar isto tudo ao atrito na almofada, é caso para ficares mesmo com o cabelo mais fraco e quebradiço.




Se ainda assim, não consegues ou não podes ou não queres usar um secador, há formas de contornar esta situação sem comprometer a saúde do teu cabelo.

A mais óbvia é lavar menos o cabelo. Assim, dormes menos vezes com o cabelo molhado. Depois, toma banho com alguma antecedência para dar tempo de secar naturalmente antes de ires dormir. E usa uma toalha de microfibra para secar mais rapidamente.

Utiliza uma almofada de seda ou cetim para não comprometeres a saúde do teu cabelo, mesmo que molhado, uma vez que estes tecidos evitam o atrito. Utiliza um óleo protetor ou um spray anti-frizz no teu cabelo.


Portanto, podemos dizer que é de evitar dormir com o cabelo molhado. Como vês, pode trazer algumas consequências para o teu cabelo. Mas se o fizeres pontualmente não é caso para te preocupares.