Pela Internet fora, existem milhares de vídeos que tanto podem ser de música, de gatinhos e cãezinhos, de quedas, de entrevistas, de combates, competições ou concursos hilariantes, originais e estranhos.


É esse o caso deste concurso que é, no mínimo, intrigante. Nele, existem confrontos de chapadas, em que dois participantes estão frente a frente à espera de levar um estalo de mão aberta. O vencedor é determinado por quem aguenta a pressão da chapada mais tempo.


É, de certeza, diferente de tudo o que já viste. E se estes concursos eram amadores e aconteciam no YouTube, em breve, vão passar a ser mesmo um desporto oficial.


O presidente da UFC, Dana White, decidiu criar um desporto e, consequentemente, uma competição com base nesses concursos de chapadas e chamar-lhe Power Slap League.


A 18 de outubro deste ano, o presidente da UFC recebeu a luz verde de que precisava, uma vez que a comissão, que regula o desporto no estado norte-americano do Nevada, aprovou a ideia.


No entanto, a ideia esteve para ser aprovada durante um ano porque os criadores, a UFC e as entidades oficiais quiseram certificar-se de que criavam um conjunto de regras.


Um dos responsáveis pela UFC, Hunter Campbell, afirmou, em declarações ao site ESPN, que "fazia todo o sentido do mundo procurarmos a regulação antes do início, por todos os motivos óbvios, sendo que o primeiro é, claro, a saúde e segurança de todos os competidores".


A competição vai ter assim requisitos médicos que, de acordo com o mesmo site, exige exames médicos aos participantes que vão ter de usar protetores bucais e tampões nos ouvidos durante os combates.


Para muitos, existem riscos, entre os quais desmaios e traumatismos causados pela força e pela brutalidade das chapadas, mas o presidente da UFC, Dana White, justifica-os com o facto de "nas lutas de boxe, os concorrentes são atingidos com 300 ou 400 socos, e aqui as pessoas vão levar com três chapadas".


O presidente da UFC assegurou ainda que "há regras claras definidas", sendo que "as pessoas precisam de fazer os exames médicos adequados antes, durante e depois da luta".


Agora que está tudo prestes a acontecer, apesar de não se saber ainda a data certa do primeiro combate, o presidente da UFC divulgou o primeiro vídeo com imagens da competição.




Com os confrontos de chapadas a tornarem-se uma competição oficial, alguns médicos estão a mostrar a sua preocupação com a saúde dos participantes.


Nitin Sethi, neurologista e diretor médico da Comissão Atlética do estado de Nova Iorque, manifestou-se e disse, em declarações ao site The Sweet Science, que as "concussões e lesões cerebrais traumáticas agudas são comuns em desportos de combate", sendo que o concorrente "que recebe as chapadas não tem qualquer forma de se defender e, assim, estas chapadas são cumulativas".


Na sua opinião, "quem participa neste desporto corre um risco sério de sofrer lesões neurológicas crónicas".


(Imagens: Reprodução de vídeo)