António Variações é um nome incontornável da música portuguesa. Apesar de ter tido uma carreira curta, foi o suficiente para marcar gerações e gerações com as suas letras e ritmos musicais diferentes e únicos. Lançou apenas dois álbuns de originais - "Anjo da Guarda", em 1983, e "Dar & Receber", em 1984 - onde se destacam vários êxitos que ainda são lembrados por todos, desde pequenos a graúdos.

Hoje, António Variações continua a ser uma referência não só musical, mas também pessoal - enquanto artista livre que nunca se preocupou com o ser diferente.


Agora, foi partilhada, no Twitter, uma fotografia nunca antes vista de António Variações abraçada à mãe, em 1972, na sua aldeia-natal Fiscal, em Amares, algures entre Braga e Nova Iorque, como dizia o cantor.

Na imagem, é visível a cumplicidade que tinha com a mãe, Deolinda de Jesus, a quem chegou a dedicar-lhe uma música no seu segundo álbum.



Não se sabe a origem da fotografia, que não é identificada pelo utilizador que a partilhou. Mas ainda bem que o fez. É sempre bom ficar a conhecer cada vez mais coisas de um artista que marcou o nosso país.


(Imagens: Reprodução Youtube)