Acontece-te acordares a meio da noite e não conseguires voltar a adormecer por ficares a pensar nos teus problemas? Se sim, não te preocupes não és o único. É difícil afastar pensamentos negativos e angustiantes e alguns especialistas dão dicas para resolver o problema.

Viver em stress no dia-a-dia, segundo a Visão, pode piorar a situação e fazer com que se torne um padrão.

A ciência explica porquê! Por volta das três ou quatro horas da manhã é quando o nosso corpo começa a sentir algumas diferenças. Deve-se à subida da temperatura corporal central e à diminuição da vontade de dormir, de acordo com Greg Murray, professor e diretor do Centro de Saúde Mental da Universidade de Tecnologia de Swinburne, em Melbourne. Neste período de tempo, o nosso corpo está no ponto mais baixo, físico e cognitivo, e os níveis das hormonas do sono já atingiram o seu pico. Os níveis de cortisol (hormona envolvida na resposta ao stress), no entanto, aumentam.

Catastrofização é o conceito, usado pelo investigador Greg Murray na sua publicação, para explicar o que se passa na nossa cabeça! No nosso cérebro é criado automaticamente um pensamento distorcido da realidade e a pessoa fica pessimista e negativa em relação a algo. O grande problema é, por não haver nenhum fator social a funcionar, começarmos, inevitavelmente, sozinhos no escuro da noite, a matutar. Nada parece ter resolução e crescem os medos.

"Todos os nossos erros passados e catástrofes futuras tornam praticamente impossível dormir mais. À medida que o sono se torna mais distante do nosso entendimento, esses erros e catástrofes tornam-se Tsunamis. Isto é o que as pessoas temem - saber que vais acordar, nas primeiras horas da manhã, sozinho com estes pensamentos incómodos", explica também a psicóloga Jodie Humphreys no site da Shoalhaven Psychology Services.

Como resolver a situação, quando isto acontece? "A verdade é que a nossa mente não está realmente à procura de uma solução às 3 da manhã. Podemos pensar que estamos a resolver problemas, trabalhando mentalmente sobre problemas a esta hora, mas isto não é realmente resolver problemas; é o gémeo maléfico da resolução de problemas - a preocupação."

O investigador apresenta o mindfulness como uma possível ajuda para controlar os pensamentos, ao canalizar a atenção para o som da respiração. Ligar uma luz mais fraca e ler um pouco também pode ser uma solução, visto que, durante esse tempo, desligas dos teus pensamentos.