Foi em julho deste ano que, mais uma vez, se sentiu uma forte onda de calor, em Portugal, e que, infelizmente, provocou um incêndio de grandes dimensões.


As chamas levantaram-se e lavraram muitos terrenos, matas e florestas, tendo deixado populações e animais desesperados. Uma das imagens mais impactantes de um dos incêndios, que marcou o ano de 2022, surgiu da freguesia de Boa Vista, em Leiria.


No meio do desespero e da aflição, um homem conseguiu salvar uma ovelha e transportou-a às costas até conseguir estar longe das chamas. O momento foi captado por Paulo Cunha, fotojornalista da Lusa, e, rapidamente, se tornou viral.


Com a aproximação dos últimos dias do ano, a CNN Internacional reuniu as melhores fotografias de 2022 e, neste conjunto, foi destacada a deste fotógrafo português que captou o salvamento feito por João.


A seleção da CNN Internacional foi partilhada, no Instagram e no respetivo site, onde se lê: "Um homem carrega uma ovelha nas costas durante um incêndio em Boa Vista, Portugal. O calor extremo piorou os incêndios em Portugal e noutras partes do sudoeste da Europa".


Para veres o destaque dado à fotografia portuguesa desliza para o lado direito 👇



No entanto, a seleção das melhores fotografias de 2022, feita pela CNN Internacional, não agradou a todos.


No Instagram, houve muitos utilizadores a criticar o facto de Kim Kardashian e de Lady Gaga, entre outros, fazerem parte deste leque enquanto decorrem guerras, na Ucrânia e no Irão, onde pessoas lutam, diariamente, por independência e direitos sociais e humanos.


Muitos escreveram que, entre as escolhas da CNN, estão apenas "fotografias patéticas", "fotografias que são uma piada" e questionaram ainda "quanto dinheiro pagou Kim Kardashian para estar entre as melhores fotografias de 2022?"