Quantas músicas já ouviste ou cantaste sem saber o que diz a letra? Os clássicos de Natal invadem o mês de dezembro e aquecem as vozes de muitas pessoas.

A famosa música de Natal “Do they know it´s Christmas” está na mira da crítica de um escritor que afirma que a letra é racista e pede, por isso, o seu cancelamento.



A música “Do they know it´s Christmas”, produzida por Bob Geldof e cantada por Boy George, George Michael, Sting, Bono, Simon Le Bon, Phil Collins, entre outros, lançada em 1984, surgiu como uma canção de beneficência. O objetivo era juntar dinheiro para ajudar a crise de fome na Etiópia.


O escritor Indrajit Samarajiva, através do seu blog no Medium, analisou toda a música classificando-a como racista. Garante que os músicos têm uma “atitude ignorante e colonial, mais para fazer os brancos se sentirem bem do que para ajudar alguém”.


Apesar da letra ser, supostamente, sobre a Etiópia generaliza o continente Africano. Indrajit esclarece que neva em África, embora não muito, a comida cresce e eles têm água. Por muito que a letra seja metafórica é, para o escritor Indrajit, ignorante.

No blog, dá uma intensa aula de história sobre África e diz que na sua opinião a Band Aid não fez parte de um gesto humanitário, mas sim de uma atitude colonial com melhor relações públicas. Para o escritor, a música precisa urgentemente de ser cancelada.


No Twitter, muitos utilizadores já vieram mostrar o seu desagrado e concordar que a música os faz sentir desconfortáveis, por ainda ser transmitida nos dias de hoje.

O jovem Andy Fitchet comentou o facto de a música estar a ser regravada e produzida pela youtuber LadBaby. No seu post afirma que "'Do They Know It’s Christmas' é uma das piores músicas de Natal escritas. A letra é culturalmente insensível, na margem do racismo e moralmente ultrajante".



Existe já uma petição para proibir que a música seja transmitida na rádio que conta, até agora, com 284 assinaturas. Outras músicas de Natal como “Fairytale of New York” (The Pogues) e “Baby It´s Cold Outside” (Ricardo Montalbán e Esther Williams) também estão a ser criticadas pelas letras.


(Imagens: Reprodução vídeo Youtube)