O Natal é uma época de celebração, de união familiar, de muita comida e de ver aqueles primos com quem estás apenas uma vez por ano. Se não for no Natal, quando é que a família se junta toda? Talvez nos casamentos, se for o caso.

Por isso, motivos não faltam para encher a mesa lá de casa - ou da casa onde for a ceia de Natal - de (muitas) coisas boas e para pôr músicas de Natal para celebrarem juntos.

Agora, se tens animais de estimação, há cuidados que deves ter em atenção. Sim, porque se para os humanos o Natal pode ser uma festa, para o cão e gato lá de casa nem por isso. Não é só na passagem de ano que os animais podem "sofrer".




1 - Cuidado com as visitas

Segundo Jacqueline Boyd, professora na Escola de Ciências Animais, Rurais e Ambientais, citada pelo jornal NZ Herald, comida, presentes, decorações e até mesmo as visitas das nossas casas podem tornar-se ameaças para os animais de estimação. Por isso, há cuidados que podes ter para que o Natal também se torne uma celebração para o teu cão ou gato.

Alguns animais podem não lidar bem com a visita de pessoas a que não estão habituados. Primeiro, não deixes o teu animal de estimação sem supervisão e depois, e mais importante, oferece-lhe um espaço seguro e tranquilo.




2 - Natal é sinónimo de comida, mas não para o teu cão

Natal é sinónimo de muita comida em cima da mesa, sim, mas não para o teu cão. Especial atenção à avó ou à tia que gosta sempre de partilhar um bocado da fatia de bolo rei com o teu cão ou gato. Avisa os teus convidados para não darem comida ao teu companheiro de quatro patas. Jacqueline Boyd escreve que as passas, uvas e sultanas - que estão presentes em tantos doces do Natal - são tóxicas para os cães.




3 - Cuidado com o papel de embrulho e com as árvores de Natal

Fica atento para que o teu animal de estimação não coma restos de papel de embrulho ou de fitas que ficam no chão. E cuidado também com as agulhas dos pinheiros de Natal que se podem enfiar nas patas do teu cão ou gato e causar dor e infeção.