Em aquários públicos e oceanários espalhados pelo mundo, como é o caso do de Lisboa, é habitual que seja proibido tirar fotografias com flash. E não é por acaso!


As luzes artificiais podem perturbar, confundir e desorientar os animais e, em casos extremos, provocar a morte.


Para alguns, pode ser difícil de acreditar, mas foi isso que aconteceu, no Japão.


À semelhança do que acontece em outros aquários, várias pessoas acumularam-se, numa das zonas, para registar alguns peixes que por lá nadavam. Até que, em segundos, surgiu um flash de uma câmara e aquilo que parece impossível aconteceu.


Um atum, que estava a nadar ao lado de outros peixes, foi afetado pelo flash, desorientou-se e acabou por bater violentamente contra o vidro do aquário.


A batida fez com que o animal ficasse ferido e, posteriomente, acabou por morrer.


O vídeo do momento é de 2013, de acordo com o site LADbible e o jornal The Mirror, mas as redes sociais voltaram a fazer com que se tornasse viral. Recentemente, o momento foi parar à rede social Reddit, onde os internautas ficaram chocados com a morte do animal.


Gerou-se também um grande debate sobre o comportamento das pessoas que, por vezes, prejudica a vida dos animais.



Nos aquários, os vidros são altamente reflexivos, pelo que é normal que os animais sejam afetados pelo flash. E é por isso que existem restrições para tirar fotografias nestas instalações, uma vez que servem para garantir o bem-estar dos animais.



(Imagens: Reprodução de vídeo)