À primeira vista, ir a uma lavandaria self-service parece um método mais em conta - já que ronda, em média, 4 euros lavar a roupa - do que comprar uma máquina de lavar a roupa, que pode custar mais de 300 euros. Mas e a longo prazo? Será que não compensa mais o investimento numa máquina?

A Deco fez as contas, num estudo publicado em 2018, citado pela NiT, onde avaliou 62 lavandarias self-service de 25 concelhos do país, e chegou à conclusão que ainda há uma longa distância entre um e outro método. E que um deles fica três vezes mais caro.


É preciso ter em contra algumas coisas: as tuas necessidades e os preços apresentados podem já não estar atuais. Também é preciso perceber quantas pessoas vivem em casa e que tipo de máquina tens.

Segundo as contas da Deco, o serviço de lavar e secar os habituais 8kg de roupa custa em média 4 euros. Se lavares e secares 16kg de roupa por semana, o que corresponde a duas lavagens numa máquina de 8kg, vais ter de desembolsar cerca de 9,5 euros em cada semana. Se optares por fazer em casa, este serviço custa 3 euros por semana - caso uses também a máquina de secar roupa. Caso contrário, se estenderes a roupa no estendal, os 3 euros ficam reduzidos a um valor ainda mais pequeno.

Em média, uma lavagem em casa custa 0,49 euros e uma secagem 1,22 euros.


Para igualares o preço que gastas, numa semana numa lavandaria self-service, terias de lavar a roupa dez vezes em casa, o que corresponderia a mais de um mês - partindo do princípio que só lavarias duas vezes por semana.



Ainda assim há sempre vantagens que as lavandarias self-service têm e a lavagem em casa não: há coisas que não consegues lavar em casa, como edredões e tapetes; é mais rápido e eficaz, porque ficas com a roupa lavada e seca no mesmo dia - principalmente se não tiveres máquina de secar a roupa; e, o mais óbvio, não gastas dinheiro com a manutenção de uma máquina de lavar ou secar.


Contas feitas, só te cabe a ti veres o que funciona melhor para a tua rotina e estrutura familiar.