Lee Harrison tem 70 anos e a vida que sempre quis - e que no fundo qualquer pessoa gostaria de ter.

Aos 49 anos e sem grandes poupanças, decidiu deixar de trabalhar e simplesmente aproveitar a vida. Apesar de não ser rico teve a sorte que nem todos têm: o trabalho oferecia pacotes de reformas antecipadas vantajosas para quem se reformava aos 50 anos. Lee era escritor e a mulher era gerente de projetos numa empresa de energia, ambos em Nova Iorque.


Ainda assim, não foi esse o impulso que o levou a tomar esta grande decisão. Segundo o site USA Today, num dia, Lee deparou-se com um livro que falava sobre como era viver na Costa Rica, um país onde o custo de vida é bem mais baixo do que nos Estados Unidos da América. Foi então que Lee Harrison decidiu dar este salto e reformar-se antes dos 50 anos.


Partilhou este plano com a mulher, que alinhou, venderam a casa onde viviam nos EUA e partiram rumo ao Equador. Depois de várias pesquisas, acabaram por optar por este país. Mas enganas-te se pensas que ele e a mulher levam uma vida tranquila. Já exploraram parte da América Latina e garantem que são muito felizes.



Este é um plano que cada vez mais americanos optam por seguir. No ano passado, já havia mais de 440 mil norte-americanos reformados fora do país, de acordo com a Segurança Social local, citado pelo site USA Today, ao invés dos 220 mil (metade) em 1999.

E cada vez se vê mais pessoas a fazerem o mesmo noutros países, por exemplo em Portugal.

Há cada vez mais estrangeiros a escolherem passar aqui a reforma.