Cada vez é mais comum dormimos menos horas, quer seja por causa do trabalho, das preocupações, obrigações sociais ou até mesmo por sentirmos a necessidade de tirar algum do tempo para nós.


No entanto, a necessidade de dormirmos pelo menos 7 a 8 horas por noite não deixa de existir e de, como mostra a ciência, evitar que males piores aconteçam. Entre eles estão o risco de aumento de peso, mudanças de humor, ataque cardíaco, Alzheimer, entre outros.


A privação de sono também nos torna mais ansiosos, irritáveis e reduz drasticamente o nosso rendimento cognitivo e até a rapidez – ou a lentidão - com que fazemos coisas.


Com isto, uma boa noite de sono consegue ser tão importante como praticares exercício físico regularmente ou teres uma alimentação saudável.


Deste modo, e segundo a Healthline, ficam aqui as 5 coisas que se calhar não sabes que fazes e que te fazem dormir mal durante a noite.


1. Bebidas alcoólicas ou com cafeína

O álcool e a cafeína são conhecidos, entre médicos e profissionais de saúde, como as piores substâncias que podes ingerir antes de ires dormir.

O álcool é um dos causadores de apneia do sono, de fazer as pessoas ressonar e de causar padrões de sono irregulares. É também o responsável por alterar a produção de melatonina durante a noite e por interferir com o ritmo circadiano do teu corpo.

Já a cafeína, que está presente em cafés, alguns refrigerantes e bebidas energéticas, é conhecida por dar energia e, desta forma, impedir que relaxes durante a noite.

Aconselha-se a não consumir nenhuma bebida que contenha estes 2 elementos, pelo menos 6 horas antes de ires dormir.


2. Não fazeres sestas prolongadas

Estudos mostram que fazeres uma sesta de até 30 minutos pode melhorar a tua função cerebral durante o dia. Deste modo, se dormires mais do que este tempo, arriscas-te a perderes qualidade de sono durante a noite e que isso interfira, posteriormente, com a tua saúde.


3.Não adormecer ou acordar a horas consistentes

O ritmo circadiano do nosso corpo funciona em loop (ciclo) para com o nascer e o pôr do sol. Por isto, se fores consistente no teu horário de ir dormir e de acordar, vais ver que tens uma qualidade de sono bastante superior do que se não tiveres esta rotina. Tenta ir para a cama sempre à mesma hora e acordar também dentro do mesmo horário, todos os dias.


4. Não praticar exercício durante o dia

Exercício físico traz muitas vantagens àqueles que o praticam, sendo que dormir melhor à noite é uma delas. Para além de que, quando estás cansado, adormeces mais rapidamente, o exercício físico durante o dia ajuda na redução dos sintomas de insónia a longo prazo.

Além disto, um estudo mostrou que os adultos que praticam exercício físico demoram menos tempo a adormecer e que isso adiciona 41 minutos de sono durante a noite.


5. Ecrãs

Como já te dissemos anteriormente, não importa se é um computador, um tablet, um telemóvel ou uma televisão.

Estudos mostram que os ecrãs destes dispositivos produzem luzes azuis que é a parte do espetro de luz mais ativa durante o sono e fazem com que o nosso cérebro suprima a quantidade de melatonina que deveria produzir.

Isto faz com que seja difícil, para muitas pessoas, adormecer e ter uma boa qualidade e rotina de sono.


Posto isto, já sabes o que não te deixa dormir bem durante a noite e compete-te a ti mudar isso.