Estás casado ou casada e tens algum irmão? Então ficas a saber que os dois podem estar relacionados.


Os irmãos e as irmãs são a representação perfeita de uma relação de amor-ódio. Num minuto ora se amam, no outro já se odeiam.


A verdade é que ter irmãos é saber partilhar e, acima de tudo, perdoar, tal como nos casamentos, mas de que forma é que ter irmãos pode estar relacionado com a probabilidade de divórcio, num casamento?


Um estudo, feito pelo departamento de sociologia da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostra como foram analisados alguns milhares de casamentos na China. Cerca de 90% das pessoas entrevistadas nasceram antes de 1978, altura em que se deu início à política do filho único, entretanto alterada.


O estudo, ao comparar as taxas de divórcio com a dimensão das famílias concluiu que, por cada irmão, a probabilidade do casamento ser bem-sucedido aumenta em até 11%.


As conclusões do estudo publicadas no Journal of Family Issues, citadas pela Visão, dizem que isto acontece porque “os relacionamentos entre irmãos costumam ser íntimos e cheios de emoções positivas e negativas”, algo que pode servir de treino para situações entre casais.


Por fim, a equipa de investigadores disse que os irmãos “fornecem uma oportunidade única para desenvolver a capacidade de compreender as emoções de outras pessoas, aprender a controlar a raiva e resolver conflitos”.


Agora já sabes, esta é mais uma razão pela qual ter irmãos é benéfico.