Nadar no esgoto é uma aventura que não está nos planos de muitas pessoas. Poderíamos até arriscar e dizer de ninguém. Só que Miguel Lacerda teve motivos mais fortes para se lançar à foz da ribeira, este sábado, 15 de abril.

Como o próprio escreve no Facebook, Miguel estava perto da foz da ribeira, que desagua na praia de Carcavelos, numa missão para apanhar lixo quando avistou seis patos bebés e a mãe, que estavam a ser ameaçados por uma gaivota. O alerta já tinha sido feito no Facebook, por um outro utilizador, que dizia que 6 patos bebés estavam presos, na foz da ribeira, há uma semana. A Câmara de Cascais já tinha sido contactada, mas não pôde ajudar por falta de meios.



Eis que Miguel Lacerda acabou por ser o "meio".

Lançou-se à água e salvou os patos bebés. Depois, atraiu a mãe através do túnel de esgoto, de "mais de 100 metros de comprimento", com o piar dos filhotes.

Tudo correu bem, menos para Miguel, que ao fim de três banhos quentes ainda cheirava a esgoto. "Fui um grande porcalhão, mas com justificação", escreveu no Facebook.



A história não fica por aqui.

O mais hilariante de tudo é que, depois de toda esta operação de resgate, os patos voltaram à praia. Tinham sido colocados num açude na Quinta dos Ingleses, mas este domingo, 16 de abril, foram avistados de novo. "Hoje quando estávamos em ação a remover lixo marinho de dentro do túnel, ficámos surpresos ao ver os patinhos a voltar à praia."