Quando escovamos os dentes é bastante normal usarmos, geralmente à noite, um elixir para bochechar logo a seguir.

No entanto, isso não é o mais adequado de acordo com a DECO num artigo lançado na proteste, que afirma que “bochechar com elixir com flúor depois de lavar os dentes pode ser contraproducente”.


O artigo alerta para o facto de este ser um dos maiores erros que as pessoas cometem ao tratar da sua higiene oral, uma vez que, ao escovar-se os dentes, está-se a combater as cáries com o fluor que a pasta de dentes contém.

Ao bochecharmos com elixir, logo a seguir, a DECO explica que este líquido vai "remover o flúor que a pasta de dentes deixou na boca", contrariando o propósito para o qual estes produtos são feitos.


Deste modo, o artigo justifica que "o elixir pode servir nas situações em que habitualmente não lavamos os dentes”, mas que “também pode ser usado quando a escovagem já foi feita há algum tempo", sendo importante manter um intervalo mínimo de 30 minutos.


No entanto, nunca devemos esquecer que, ainda que o elixir contribua para a saúde dos dentes e gengivas, ele “é menos eficaz a remover a placa bacteriana” e nunca será tão bom como “uma ação mecânica”.