Para os amantes de cozinha, o nome da chef Thomasina Miers é bem conhecido. Ganhou o programa Masterchef, em 2005, e, desde então, tem construído uma carreira de sucesso. Depois de morar um ano no México, fundou, no Reino Unido, a cadeia de restaurantes de rua mexicanos, o Wahaca, que já ganhou inúmeros prémios pela excelência da comida e pela sua sustentabilidade.


Estes dois fatores são a verdadeira paixão da chef Thomasina: aliar a sustentabilidade à alimentação. Daí esta decisão agora de retirar o bife do menu. O Wahaca torna-se assim numa das primeiras grandes cadeias de restaurantes a remover a carne do seu menu numa tentativa de se tornar ainda mais sustentável. Os tacos de bife e queijo, um sucesso de vendas, vão deixar, assim, de ser vendidos.



Segundo o Daily Mail, esta decisão surgiu depois do Wahaca passar a exibir, no ano passado, as pegadas de carbono dos seus pratos. "Estar consciente de que a carne e os laticínios estão entre os maiores culpados do ponto de vista das emissões de carbono levou-nos a expandir as nossas ofertas vegetarianas e veganas nos últimos anos", refere Thomasina Miers ao Telegraph.


"Os pratos de bife tinham as impressões de carbono mais altas: eram dos pratos com maior emissão de gases de efeito estufa. Portanto, retirá-los era a coisa certa para o planeta, embora fossem alguns dos nossos pratos mais populares", lê-se no site oficial da cadeia Wahaca. Thomasine está consciente de que esta pode ser uma decisão controversa, principalmente por se tratar dos pratos mais vendidos, mas o objetivo dela é colocar "os nossos valores em primeiro lugar quando se trata de tomar decisões".


Apesar desta mudança, o Wahaca continuará a servir apenas dois pratos de carne de vaca cozida lentamente, mas espera que os clientes tenham uma maior abertura a pratos vegetarianos. "Queríamos encontrar uma maneira de reduzir a quantidade de pratos de carne ao mesmo tempo que oferecemos opções verdadeiramente saborosas para aqueles que ainda gostam de comê-la."