Às vezes até podemos acertar no número de IBAN para onde vamos transferir, à primeira, mas tal como diz o velho ditado, “mais vale prevenir do que remediar”.

Por isso, verificamos sempre umas quantas vezes para termos a certeza de que não estamos a enviar dinheiro para a pessoa errada. É aqui que entra a grande novidade do Banco de Portugal.

O Banco está a produzir uma função que tem como objetivo identificar a pessoa para quem se vai transferir o dinheiro, depois de se colocar o IBAN.

Com esta medida, evitas de enviar dinheiro para a conta errada, como diz o jornal ECO: “O objetivo é que os utilizadores possam confirmar o destinatário da transferência quando a iniciam a crédito, normal ou imediata”.

Além desta funcionalidade, o Banco de Portugal está a desenvolver a opção de, tal como no MB Way, se possível enviar-se dinheiro pelo contacto telefónico de uma pessoa.

Estes dois serviços entrarão em funcionamento no início de 2024 para prestadores de serviços de pagamento que participem no Sistema de Compreensão Interbancária. Só depois é que este Sistema disponibilizará estas funções aos seus utilizadores.