Numa altura em que estamos cada vez mais digitais, em que os nossos dados estão à distância de um clique - fotografias, contas bancárias, moradas, informações confidenciais -, a segurança é necessária.
Decorar passwords pode ser um tormento para alguns de nós, por isso a tendência para as escolher simples e curtas é grande. Além disso, há quem use a mesma password para tudo. Tudo errado. Com o avanço da tecnologia, surgem também cada vez mais ataques informáticos, por isso é preciso protegeres-te e bem. E isso passa, claro, por ter passwords grandes, completas e complexas.
O site NordPass fez um levantamento das passwords mais usadas a nível mundial. No site, dá também para filtrar os resultados por países, onde Portugal se inclui. Ao nível mundial, a password mais usada é "password", seguido do clássico "123456" e "123456789". Estas três passwords podem ser desvendadas por um pirata informático em menos de 1 segundo.
Vamos às passwords portuguesas. A número 1, mais usada de sempre, é "123456". Os portugueses são muito dados aos números: em segundo lugar, surge "12345", depois "123456789" e "12345678". E quando não mete número, mete clubes de futebol: em quinto lugar surge "benfica", depois "portugal" e "sporting". Também há quem use nomes próprios como passwords, como "Miguel", "Catarina", "Gabriel", "Alexandre", entre outros.
A lista é extensa - são 200 passwords - e tem para todos os gostos. Vê se uma delas não é a tua password e muda-a.
Usa um gerador de passwords
O site NordPass aconselha a pensares numa password complexa com pelo menos 12 caracteres e uma variedade de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Usar um gerador de passwords é a maneira mais fácil de criar passwords complexas.
Não reutilizes passwords
Uma única senha para várias contas torna o trabalho de um pirata informático muito mais fácil.