Infelizmente, existem cada vez mais fraudes e burlas a circular por aí... Sejam elas nas redes sociais, através de chamadas ou mensagens, nas aplicações de bancos, todos os olhos e atenções são necessários.


Depois de ter ficado viral a mensagem "olá, mãe/olá, pai", que muitos receberam no WhatsApp a parecer que seria de um filho e a pedir que fosse transferido um valor pelo MBWay, eis que surge uma nova fraude e, desta vez, em forma de telefonema.


Quem a denunciou foi a atriz Benedita Pereira, que recorreu, esta segunda-feira, ao Instagram, para contar que recebeu um telefonema de um senhor, aparentemente, do MBWay, que lhe disse que tinham existido "movimentos suspeitos" na sua conta e que a mesma estava bloqueada.


Com algumas dúvidas de se que tratava de uma chamada verdadeira, Benedita Pereira questionou o senhor sobre como poderia saber se era mesmo um contacto fidedigno. Do outro lado do telefone, foi-lhe dito que o número do qual estava a ligar era do MBWay e que a própria podia confirmar isso com uma rápida pesquisa.


A atriz fez isso mesmo e, na verdade, o número utilizado era verdadeiro e estava associado ao MBWay.


O telefonema prosseguiu e, para reverter a situação da sua conta bloqueada, Benedita Pereira foi instruída a aceder a um site (www.mbway-desbloqueio.com).


Neste processo, Benedita Pereira começou a perceber que o site era estranho e que o discurso tinha algumas incoerências. Rapidamente, apercebeu-se de que a chamada se tratava de uma fraude, após uma breve pesquisa, e desligou-a.


De seguida, ligou, novamente, para o número do MBWay e, nesse instante, foi atendido por uma outra pessoa que lhe disse que, efetivamente, estavam a utilizar números muito semelhantes ao do serviço para burlarem quem atendesse.


Segundo a própria, a chamada que recebeu era de um senhor que não levantava suspeitas, no início, e que seria "fácil" cair no seu esquema.


No vídeo que publicou no Instagram, Benedita Pereira denunciou esta fraude, alertou os seguidores para o sucedido e pediu para que estes não dessem os seus dados a ninguém, nem mesmo por chamada.



Nos comentários, foram vários aqueles que agradeceram o alerta e que partilharam que já estiveram pertos de serem burlados por situações semelhantes.



(Imagens: Instagram)