Congelar o bolo de casamento é uma tradição muito comum e com um grande significado por detrás. Há quem guarde uma fatia do bolo de casamento - ou parte do bolo - e a congele para comer passado um ano. Mas esta é uma prática que é considerada controversa para algumas pessoas, afinal não deixa de ser um pedaço de comida congelado há um ano.

Congelar bolo de casamento: sim ou não? Se a tua resposta for sim, então isto é para ti.


Esta é uma tradição que não deixa de ser especial para o casal. É uma forma de relembrarem o seu dia especial enquanto desfrutam do sabor de uma deliciosa lembrança de casamento. Agora, se pensas que congelar o bolo de casamento é o mesmo que congelar qualquer outra comida no congelador, enganas-te.

Na verdade, esta tradição envolve todo um processo diferente e saber como conservar bem o bolo de casamento faz toda a diferença.

Por norma, os bolos com cobertura de creme de manteiga congelam bem. No entanto, se optares por um bolo mais delicado, como um pão de ló ou uma cobertura de chantilly, ou bolos com recheios de frutas frescas, pode já não funcionar tão bem congelado.



Segundo o site Brides, estas são as dicas que deves ter em conta:


1 - Tira todas as decorações do bolo

O primeiro passo para congelar um bolo de casamento é remover qualquer decoração, como flores de açúcar ou outros adornos. E congela-o no próprio dia do casamento ou, no máximo, um dia depois.


2 - Congela primeiro dentro de um recipiente durante duas horas

Corta a parte do bolo que queres congelar, coloca num recipiente e leva ao congelador durante uma ou duas horas. Depois, retira o bolo do recipiente e envolve-o com película aderente, assegurando que não ficam áreas expostas. E há mais: envolve-o, depois, com duas camadas de folha de alumínio, para que não queime com o frio, e coloca-o num recipiente fechado. Por fim, sela o recipiente com película aderente.


3 - Hora de servir

Servir o bolo também tem alguma ciência. Um ou dois dias antes do primeiro aniversário do casamento, coloca o recipiente com o bolo congelado no frigorífico, ainda embrulhado. Depois de descongelado, tira-o do frigorífico e coloca-o à temperatura ambiente - sempre embrulhado. E, por fim, é só desembrulhar tudo e desfrutar.