Foi esta segunda-feira que foram anunciadas as convocadas para o Campeonato Mundial Feminino de Futebol. O selecionador da equipa, Francisco Neto, revelou a lista das 23 jogadoras que vão marcar presença neste mundial, numa conferência de imprensa.


A competição vai acontecer na Austrália e na Nova Zelândia, em julho e agosto deste ano, e será uma estreia para a seleção feminina de futebol. Sendo este um feito inédito, todas as forças, apoio e motivação devem ser enviados às nossas jogadoras!


Como tal, o patrocinador da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Banco BPI, produziu um vídeo motivacional de apoio à seleção feminina, que foi mostrado antes da convocatória oficial e que até levou Fernando Gomes, presidente da FPF, às lágrimas.


"É uma menina!" é o mote deste vídeo, que conta a história de uma rapariga que se esforça para combater os preconceitos de género de que só os rapazes podem jogar futebol.


Na descrição do vídeo, o Banco BPI escreveu que esta história é "sobre pessoas que decidiram nunca parar de sonhar e sobre pessoas que começaram a acreditar" e é "dedicada à primeira Seleção Nacional de Futebol Feminino a ir a um Mundial, a todas as jogadoras que as antecederam e a todas aquelas que ainda nem nasceram".


Se, na altura, da exibição do vídeo muitos se emocionaram, assim que chegou às redes sociais, as reações não foram diferentes. Tanto no YouTube como no Instagram e no Facebook, as reações positivas inundaram as caixas de comentários.


Só no Instagram, o vídeo já conta com mais de 2,5 milhões de visualizações e com muitos elogios, entre os quais "está incrível", "o lugar de uma menina (e de uma mulher) é mesmo onde ela quiser", "obrigada por me deixarem a chorar com este anúncio", "há campanhas que nos deixam de lágrimas nos olhos", "que orgulho".



Depois deste vídeo inspirador, só nos resta esperar que a nossa Seleção Feminina de Futebol volte a fazer história no Mundial, que acontece de 20 de julho a 20 de agosto.


(Imagens: Reuters)