Nesta quarta-feira, o dia não amanheceu da melhor forma para vários portugueses... Muitos deles chegaram aos carros e depararam-se com os pneus vazios e com um aviso no para-brisas.


Este aviso, escrito a computador, começa com um pedido: "Atenção, o teu sugador de gasolina mata". Seguem-se as seguintes frases: "Esvaziámos um ou mais dos teus pneus. Vais sentir raiva, mas não leves isto pessoalmente. Não és tu. É o teu carro. Fizemos isto porque conduzir este veículo gigante em áreas urbanas tem consequências imensas para as outras pessoas".


A mensagem é assinada pelos Tyre Extinguishers, um movimento climático e anónimo de jovens que sai à rua, durante a noite, para furar os pneus de vários SUV. Este movimento deu os primeiros passos, em março do ano passado, no Reino Unido e chegou, rapidamente, a outros países como Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos da América, França, Nova Zelândia, Suécia e Suíça.


Chegou, ao que parece, agora a Portugal, uma vez que diferentes condutores partilharam fotografias do sucedido no Twitter.



O objetivo dos Tyre Extinguishers é, de acordo com o site, "impossibilitar possuir um enorme e poluente 4X4 nas áreas urbanas de todo o mundo. Estamos a defender-nos contra as mudanças climáticas, a poluição do ar e condutores inseguros". E fazem-no "esvaziando os pneus destes veículos enormes [os sport utility vehicles, mais conhecidos como SUV] e desnecessários, causando incómodos aos seus proprietários".


Na mensagem deixada em carros portugueses, os Tyre Extinguishers escrevem ainda que "os SUV causam mais poluição atmosférica do que os carros menores. E, em caso de acidente, há uma probabilidade maior de matarem alguém. Estudos psicológicos demonstram que os condutores de SUV são mais propensos a conduzir de forma arriscada. Os SUV são desnecessários e pura vaidade".


E, por fim, deixam ainda uma sugestão aos condutores de SUV, aconselhando-os a "moverem-se sem o sugador de gasolina, seja a pé, de bicicleta ou de transportes públicos".


Nos comentários das publicações divulgadas nas redes sociais, são vários os portugueses que se mostraram contra este tipo de manifestações.


No entanto, em Portugal, para já, nada se compara àquilo que aconteceu, em novembro do ano passado, em vários países. Na altura, o The Guardian deu conta de que houve cerca de 900 donos de SUV que acordaram com os pneus vazios.


O grupo de ativistas chegou a dizer, na altura, que realizou "a maior ação global coordenada contra veículos de alto carbono da história", tendo dito que muitas estariam "para vir".