Apelidada como uma experiência inesquecível, a "aventura" que tinha como objetivo viajar até aos destroços do Titanic acabou, infelizmente, da pior forma para os passageiros.


A viagem, que teve início a um domingo, não demorou muito até correr mal... Ao fim de uma hora e 45 minutos do embarque, o submersível Titan, tal como ficou conhecido, perdeu o contacto com o navio de apoio e a corrida contra o tempo para o encontrar começou.


Passaram-se vários dias até se saber, afinal, o que tinha acontecido ao submersível. Aquilo que prometia ser uma "experiência de viagem única" acabou, infelizmente, com a notícia da morte das cinco pessoas devido a uma "implosão catastrófica".


Após esta notícia trágica, foram muitos os comentários e as opiniões dadas por especialistas em submarinos e até por cidadãos, uma vez que este foi o tema que dominou jornais, televisões e redes sociais.


Numa altura em que já há muito pouco a fazer no que toca à vida das cinco pessoas, surgem algumas razões que estão a ser apontadas como as causas da implosão.


Uma delas é, de acordo a NBC News, os materiais utilizados para a construção do submersível. O mesmo site aponta que o Titan era feito de "materiais experimentais, incluindo fibra de carbono, que especialistas dizem não ter sido testado sob pressão, em profundidades tão extremas".


Se tivesse sido feito de aço, seria "caro de operar, transportar e manter", de acordo com o site brasileiro Folha de Pernambuco. E, por isso, o CEO da empresa que operou o Titan, OceanGate, Stockton Rush, "acreditava que um submarino de titânio e fibra de carbono, um material leve usado na indústria aeroespacial, iria tonar mais barato os custos do projeto".



Um ex-comandante da Marinha dos Estados Unidos, David Marquet, referiu que "a fibra de carbono é um material relativamente novo, especialmente para a construção de cascos de submarinos". E acrescentou que "vários mergulhos repetidos, inspeções, raios-X e ultrassons teriam sido necessários para entender completamente como o material responde ao stress e à pressão da água".


O submersível Titan esteve mergulhado 10 vezes mais fundo do que a Marinha dos Estados Unidos costuma levar os seus submarinos, o que signifca que estava sob 10 vezes mais pressão.


Quem diria que, com este desastre, a música "My Heart Will Go On", de Céline Dion, que fez parte do mítico filme "Titanic", iria aumentar as reproduções, mas, na verdade, foi isso mesmo que aconteceu.



(Imagens: Reuters)