Já gozaste ou estás a gozar, neste momento, as tuas férias? Se sim, já deste um saltinho à praia? Pelo nosso país, tens várias: umas muito bonitas, desertas e também instagramáveis.
Nesta altura do ano, é comum que muitos portugueses rumem para a orla marítima para usufruir de umas boas férias. Muitos vão também à procura da praia com a água mais quente para que não custe assim tanto dar mergulhos.
A verdade é que a água do mês de junho deste ano registou a temperatura mais alta do século!
Estes foram dados fornecidos à CNN Portugal, que revelam que "as boias de Leixões, Sines e Faro registaram temperaturas médias bem acima das médias históricas, recolhidas pelo Instituto Hidrográfico entre 2000 e 2020, mas também acima das médias obtidas em 2021 e 2022".
O motivo deve-se, segundo a mesma fonte, à onda de calor marinho "totalmente sem precedentes" que está a afetar o Atlântico Norte.
Começando pelo mar de Leixões, "que está 2,3 graus mais quente, este ano, comparativamente à média registada desde o início do século, fixada em 16,6". Este ano, "a temperatura ficou ainda acima dos 17 graus registados, no ano passado".
Em Sines, foram registados 18,6 graus, "mais 1,1 graus do que o registado entre 2000 e 2020".
Já em Faro, a água do mar "registou níveis médios de 20,6 graus, um grau acima das médias registadas entre 2000 e 2020".
Espera-se que nestes meses de julho e de agosto a água se mantenha quentinha! Se não conseguiste ainda dar um mergulho ainda vais a tempo!