Há momentos surpreendentes e este foi um deles. Os passageiros que iam na expedição da Terra Azul, uma empresa de observação de cetáceos em Portugal, tiveram o privilégio de poder ver as baleias-de-bico-de-garrafa, uma espécie cujo avistamento é mesmo raro.
Desta vez, aconteceu, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, nos Açores, e o momento ficou registado em fotografias. As baleias apareceram num grupo de sete, a nadar junto à embarcação turística e, segundo a empresa que as avistou, foi fácil de as reconhecer devido às longas e distintas cabeças e os corpos robustos.
Por passarem a maior parte das suas vidas debaixo de água, e o seu habitat ser no mar profundo, avistar estas baleias poderia ser considerado um jackpot. Estes passageiros tiveram essa felicidade e agora partilham-no com todos. As fotografias mostram a sua imponência e grandiosidade. É mesmo fascinante!
E há quem também veja este avistamento como um lembrete!
Estas baleias continuam em risco e estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como "Quase Ameaçadas". São facilmente afetadas pela poluição sonora, pelos lixo que vai parar ao mar e pela pesca acidental.
O aparecimento delas enfatiza a importância de proteger estes animais e o seu mundo subaquático único.