A inteligência artificial está na ordem do dia pela quantidade de imagens, vídeos, identidades e até pessoas que consegue criar em minutos à distância de um clique.


Na verdade, a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia e, acredita, até nas situações mais mundanas, como seguir uma "pessoa", no Instagram.


Pode parecer que, nessa rede social, existam "pessoas reais", que têm perfis com várias fotografias que parecem fidedignas. Só que não é bem assim e a prova está numa influenciadora!


Trata-se de Milla Sofia, tem 19 anos e, no Instagram, costuma publicar fotografias em biquíni e das suas viagens. Neste momento, contabiliza mais de 150 mil seguidores no TikTok e no Instagram e o facto mais curioso é que nada do que é lá publicado existe.


Esta influenciadora foi criada por inteligência artificial e as suas fotografias, apesar de parecerem reais, foram geradas por softwares.


O perfil de Milla Sofia é muito claro e, logo no início, revela que se trata de uma "rapariga robô", que "mora" em Helsínquia, na Finlândia. No seu site, esta influenciadora escreve como se fosse realmente humana.


No seu percurso de "vida", lê-se: "Ser uma influenciadora virtual gerada por IA não é um percurso educativo típico, mas deixem-me que vos diga que estou sempre a trabalhar, a aprender e a evoluir através de algoritmos sofisticados e da análise de dados. Tenho esta enorme base de conhecimentos programada em mim, que me mantém a par das últimas tendências da moda, dos conhecimentos da indústria e de todos os avanços tecnológicos".


Muitos daqueles que seguem Milla Sofia não fazem ideia de que se trata de uma mulher robô, tendo em conta os comentários que são deixados nas suas fotografias. Entre eles, estão "és a mulher mais incrivelmente bonita do mundo", "lindo sorriso", "podemos encontrar-nos para um almoço?".


As imagens desta influenciadora têm sido cada vez mais aperfeiçoadas para que pareça mesmo uma pessoa real. A prova disso está na primeira fotografia no seu perfil de Instagram, publicada em novembro de 2022, que era muito amadora comparativamente com as atuais.


Nela, existe um erro bastante percetível... Milla Sofia surge de costas para uma parede e, por incrível que pareça, tem uma mão na sua cintura, como se alguém a estivesse a abraçar.



Esta é mais uma prova de que nem tudo o que vês e segues nas redes sociais é real...


(Imagens: Instagram)