Se tens um iPhone, muito provavelmente, já reparaste naquele pequeno ponto laranja teimoso que aparece no topo do ecrã.


E se já te perguntaste se isso é motivo de preocupação ou apenas mais um daqueles enigmas tecnológicos modernos, um Tiktoker veio alertar para este pequeno grande pormenor. É que pode ser tudo como nada, por isso nada como estares atento.


O Tiktoker em questão lançou o pânico aos utilizadores de iPhone quando disse que o ponto laranja era sinal de que alguém está a ouvir o teu telemóvel.

E, para dar ainda mais ênfase, foi dado um plano para saberes o que fazer quando vires um ponto laranja no topo do teu telemóvel: Desliga imediatamente o telefone.



Enquanto esta teoria se tornava viral, os céticos começaram a lançar dúvidas. Será que a presença desse ponto laranja indica mesmo que estamos sob vigilância? Será que devemos todos começar a usar adereços para tapar as lentes das nossas câmaras e microfones? A verdade, como muitas vezes acontece, está no limbo entre o pânico e a racionalidade.


Muitos utilizadores rapidamente trouxeram à tona uma realidade menos sinistra. Aquele ponto laranja, na verdade, não é um alerta secreto da Apple sobre espiões à solta, mas sim um indicador de que alguma aplicação no teu iPhone está a utilizar o microfone.


Como bem destacaram os utilizadores mais céticos, isso não significa que alguém está a escutar as tuas conversas secretas ou a bisbilhotar os teus segredos mais sombrios. Simplesmente, alguma aplicação, por exemplo um gravador de voz, uma aplicação de chamadas, ou até mesmo uma aplicação de mensagens de voz, está a usar o microfone.


Então antes de entrares em pânico e atirares o teu iPhone para o outro lado da sala ao ver esse ponto laranja, lembra-te que nem tudo é o que parece. A segurança é uma mais-valia e uma preocupação legítima nos tempos modernos, mas não tem de ser necessariamente dramático.
Por isso, a próxima vez que vires o misterioso ponto laranja, em vez de desligares o telefone e procurares ajuda, verifica as aplicações que tens abertas.