Esta é uma história que começa com esperança e alegria, mas rapidamente se transforma em tristeza e desilusão. Drogo, um cão pitbull, de três anos, entrou nos corredores do Austin Animal Center, na esperança de encontrar uma família de adoção.


O tempo foi passando e Drogo não recebia boas notícias, até que, ao fim de 500 dias, finalmente o telefone tocou com aquilo que mais se queria ouvir.


Drogo ia ser, finalmente, adotado. A felicidade era palpável e as promessas de uma vida cheia de alegria eram reais.


No entanto, a história sofreu, rapidamente, uma reviravolta cruel que deixou os voluntários do abrigo tristes e desiludidos.


Uma semana apenas depois de ter sido adotado, Drogo foi devolvido ao abrigo.


Num vídeo partilhado nas redes sociais, o abrigo expressou a tristeza profunda que sentiu ao ver o regresso de Drogo: "Quando esperas 500 dias para encontrar uma casa e és devolvido após uma semana. Cães de abrigo precisam de tempo para se adaptarem a um novo lar. Drogo nem teve oportunidade. Agora ele está de volta ao abrigo e à espera de uma nova família".


@goodboygonehome We are all crushed that Drogo was returned to the shelter so quickly. He was one of the longest stay dogs at the shelter and now he’s back again. He’s devastated. It’s not fair. #austinanimalcenter #austinanimalshelter #longstay #adoptme #pitbulllove #pitbullsoftiktok #returned #shelterdog ♬ original sound - Dog Tales Rescue
@goodboygonehome Drogo waited 500 days to find a home and was returned after one week! He deserves so much more. Please come meet him @Austin Animal Center #austinanimalcenter #austinanimalshelter #longstay #adoptme #pitbulllove #pitbullsoftiktok #returned #shelterdog #dogsoftiktok #adoptdontshop #animalshelter ♬ original sound - goodboygonehome


Difícil é mesmo resistir a Drogo!


Um dos voluntários do abrigo diz que dois dos entraves que estão a dificultar a adoção de Drogo é o facto de ele ser uma mistura de pitbull e preto que são duas coisas que não jogam a seu favor.


Um estudo de 2013, citado pelo site LadBibl e realizado por psicólogos da Penn State, revela que as pessoas acham imagens de cães pretos mais assustadoras do que fotos de cães amarelos ou castanhos, o que explica e muito a história de Drogo.


Há até um nome para este fenómeno: Síndrome do cão preto.