São dicas como esta que valem milhões e que nos podem poupar verdadeiras dores de cabeça. Se já alguma vez foste mandado parar pela polícia, então sabes como é. Aquele momento em que os nervos falam por si e tudo o que fazes é em piloto automático e sem pensar muito.
Agora, sabias que há perguntas às quais não tens e nem deves mesmo responder? Um advogado decidiu partilhar esta pérola de conhecimento com o mundo, no TikTok, e revelou, afinal, que pergunta é essa. "Se fores mandado pela polícia, nunca respondas à pergunta 'Sabe porque é que o mandei parar?'", começa por dizer o advogado.
Esta que parece uma pergunta casual pode trazer água no bico. Este advogado quer que soltes os travões da impulsividade e pares para pensar. "O problema é que esta pode ser uma pergunta com rasteira. Esta é uma tática para te apanhar desprevenido antes que te lembres de que tens o direito de manter o silêncio."
Por exemplo, imagina que respondes: "Porque eu passei um sinal vermelho ou porque eu estava com excesso de velocidade".
Assim, estás a admitir duas contraordenações quando o polícia estava apenas a perguntar por perguntar. Agora, este advogado não quer com isto dizer-te que deverias responder algo aleatório. Deves sim manter a calma e evitar a auto-incriminação involuntária.
A próxima vez que fores mandado parar pela polícia e te deparares com esta intrigante pergunta lembra-te das palavras sábias deste advogado no TikTok.
@tiktokstreetlawyer How to answer this police question- “why do you think i pullled you over?” #streetlawyer #communitylegaleducation #police #traffic #question #fyp ♬ original sound - Street Lawyer