Há coisas que deixam qualquer pessoa sensível, como é o caso de gaffes que metem Portugal ao barulho. Nós, portugueses, saltamos logo as garras de fora e depressa metemos os pontos nos i's. A mais recente envolve o filme da Netflix "Agente Stone".

"Agente Stone" é um filme que promete levar-nos numa viagem emocionante por Inglaterra, Itália, Islândia, Marrocos, Portugal... e Espanha? Não, espera, é Lisboa, Portugal! No meio da ação e das reviravoltas, surge um momento épico em que a personagem principal, Rachel Stone, e a sua equipa são enviados para Lisboa para encontrarem uma 'hacker'. O problema? Aparentemente, alguém confundiu tapas com a culinária portuguesa, causando uma verdadeira revolução gastronómica.


Numa cena que está a dar que falar, Rachel Stone e a sua equipa debatem-se com a questão de como encontrar uma 'hacker' desaparecida em Lisboa. "E se ela não estiver lá?", pergunta a agente. "Come tapas", responde a sua superior hierárquica, interpretada por Sophie Okonedo.



Terá sido isto mesmo uma gaffe? Embora as tapas sejam normalmente associadas a Espanha, os portugueses são conhecidos pelo seu amor com a comida e por uma mesa bem recheada. Em Portugal, as tapas ganham outro nome, "petiscos", e o que não falta é oferta. Difícil é mesmo escolher. Desde iguarias como choco frito, folhados de queijo, alheira, pica-pau, tábuas de enchidos, caracóis, amêijoas, entre muitos outros. E, felizmente, em Lisboa, o que não faltam são mesmo sítios para petiscar.

O melhor é mesmo dizeres assim, "petiscar", em vez de "tapear", para não ferires a sensibilidade de ninguém.