Existem, pelo menos, mais de 50 Barbies diferentes, de tipos e profissões variadas.


A Barbie veterinária, a Barbie advogada, a Barbie grávida, a Barbie princesa, a Barbie com Síndrome de Down, a Barbie cozinheira, a Barbie com celulite, a Barbie professora, a Barbie ginasta, entre tantas outras.


E estão prestes a juntarem-se mais algumas à coleção! Trata-se de quatro bonecas, com novas profissões e todas ligadas ao desporto. São elas árbitra, repórter desportiva, dirigente desportiva e treinadora.


A Mattel anunciou esta nova coleção de Barbies, intitulada Barbie Carreira do Ano de 2023, há uns dias, com o objetivo de "acrescentar quatro novos cargos de liderança no mundo do desporto à lista de carreiras" da boneca mundialmente famosa.


Assim sendo, cada boneca tem os acessórios correspondentes à profissão que desempenha. Neste caso, a árbitra, que poderá assinalar penáltis e foras de jogo, conta com um equipamento às riscas e um apito. Já a repórter desportiva carrega um microfone enquanto a Barbie treinadora enverga um equipamento desportivo e um megafone. Por fim, a Barbie dirigente veste uma roupa mais formal.



Estas quatro novas bonecas pretendem "encorajar as meninas a envolverem-se em diferentes desportos, que podem ajudar a desenvolver competências para a vida e aumentar a confiança", tal como anunciou a Mattel, citada pela CNN Internacional.


A mesma empresa "espera que a Barbie assuma papéis culturalmente relevantes e ambiciosos em áreas onde as mulheres estão sub-representadas". Este tem sido um "esforço contínuo da Mattel para adotar uma abordagem mais inclusiva da Barbie", que já conta com 64 anos, uma vez que, em tempos, a boneca apenas tinha um tipo de corpo e uma só profissão.


E foi também o que o filme "Barbie", que estreou a 21 de julho deste ano e que se revelou um enorme sucesso, pretendeu mostrar aos milhões de espetadores. Existem muitos corpos, diferentes cores de pele, variadas profissões e ambições e todos são válidos.