A polémica está instalada! Será que a estátua de Camilo Castelo Branco fica ou sai de onde está?!


Foi há 11 anos que se deu a inauguração da estátua de Camilo Castelo Branco, que surge abraçado a uma mulher, no Largo Amor de Perdição, no Porto.


Se, durante estes anos, poucos se tinham manifestado a favor ou contra a estátua, parece que isso mudou...


O jornal Público deu conta de que "37 signatários, entre os quais artistas, curadores, advogados e políticos, pediram ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a remoção da estátua da autoria de Francisco Simões do Largo junto à antiga cadeia, edifício que agora é sede do Centro Português de Fotografia".


A estátua, que representa o autor de "Amor de Perdição" abraçado a uma jovem mulher nua, representando Ana Plácido, a mulher com quem viveu entre 1861 e 1890, está a ser criticada pelos participantes nesta petição. Estes argumentam que existe um "desgosto estético" que veio juntar-se a uma "desaprovação moral" na obra do escultor.


O mesmo jornal teve acesso ao texto da petição, que não tem data nem autor, no qual se lê: "O grande amor de Camilo foi Ana Plácido, cuja memória não merece o ultraje de se pôr o génio do 'Amor de Perdição' e das 'Novelas do Minho' abraçado a um exemplar mais ou menos pornográfico".


A petição termina com um pedido a Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, para que seja feito o "favor higiénico de mandar desentulhar aquele belo largo de tão lamentável peça e despejá-la onde não possa agredir a memória de Camilo".


A notícia avançada pelo Público foi partilhada nas redes sociais, onde se originou uma série de críticas à petição.


Muitos portugueses discordam com a mesma e escreveram, por exemplo, "o português ocupado a ser puritano", "penso que a cabeça dos peticionários deveria ser removida para arejar as ideias", "que tristeza de gente que faz estas petições", "que pequenez, tanta coisa mais importante, deixem a arte em paz".



Entretanto, o site do Porto Canal deu conta de que Rui Moreira concordou com a petição e pediu, assim sendo, que "não tendo havido qualquer deliberação municipal para erigir tão deselegante obra e concordando com o que tão ilustres cidadãos nos suscitam (...) que se proceda à remoção daquele objeto, que deverá ficar nas reservas municipais".


No entanto, parece que a retirada da estátua está agora a dividir opiniões... Se há quem quer ver o Largo Amor de Perdição sem a mesma, há também quem a quer exatamente no mesmo sítio.


O Público deu conta de que foi escrita uma nova petição, que conta com 6500 assinaturas, e que exige que "a estátua permaneça no mesmo local".


Perante o alvoroço que se gerou, o presidente da Câmara Municipal do Porto recuou, esta sexta-feira, e justificou a sua decisão dizendo que "ao contrário da informação que estava na posse do presidente da Câmara do Porto, a doação [da obra] previa também a colocação da estrutura no Largo Amor da Perdição, doação essa que tinha sido aprovada pelo Executivo Municipal em 2012", tal como deu conta o Jornal de Notícias.


Assim sendo, para já, a estátua de Camilo Castelo Branco vai ficar onde está...


(Imagens: Wikimedia Commons)