Para os condutores que fizeram, esta terça-feira, a segunda circular, em Lisboa, foi uma manhã, no mínimo, caótica.

Um grupo de 11 ativistas do movimento Climáximo decidiu ir mais longe no protesto e foi para o meio da estrada apelar ao fim dos combustíveis fósseis. Enquanto o trânsito se tornava cada vez mais caótico - já é normal esta estrada estar com trânsito - alguns condutores perderam mesmo a paciência e retiraram os ativistas da estrada com as próprias mãos.

A polícia foi chamada ao local, mas nem assim a situação acalmou. Dois ativistas decidiram elevar literalmente o protesto, ao pendurar-se com cordas ao lado do acesso pedonal e com um cartaz a dizer: "O Governo e as empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta".

Um ativista do movimento disse à CNN Portugal que os jovens que estão pendurados podem não estar em segurança.

Enquanto tudo isto acontecia, a circulação dos carros era feita apenas numa via, no sentido Benfica-Campo Grande.

Entretanto, todos os ativistas já foram detidos, mas o trânsito continua condicionado, uma vez que o protesto causou longas filas de trânsito.



Os protestos pelo clima têm-se intensificado nas últimas semanas. Há exatamente uma semana, o Ministro do Ambiente foi atacado, por um grupo de ativistas, com tinta verde, durante a CNN Portugal Summit. No dia seguinte, um grupo de ativistas pelo clima atirou tinta vermelha contra uma parede da Feira Internacional de Lisboa (FIL), onde estava a decorrer o evento World Aviation Festival, dedicado à aviação.